Capa » Noticias » Programa Cemaden Educação se une ao Programa WASH para fortalecer o trabalho em C&T junto a alunos e comunidades

Programa Cemaden Educação se une ao Programa WASH para fortalecer o trabalho em C&T junto a alunos e comunidades

O Cemaden Educação, programa do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – desenvolvendo, desde 2014, novas práticas e metodologias educacionais para disseminar ciência e tecnologia nas escolas e comunidades, direcionado à percepção e prevenção de riscos de desastres socioambientais – adotará também as metodologias do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), integrando temáticas de ciência, tecnologia, matemática, arte e engenharia às demais temáticas do Cemaden Educação.

O Programa WASH é uma atividade livre, de educação informal no contraturno escolar, realizada por alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação. As atividades do contraturno escolar em geral, costumam ser quase que totalmente práticas, levando os estudantes  a se exercitar e a desenvolver sua imaginação, limites, criatividade e interação. O WASH não é um curso, mas um programa que oferece oportunidades de vivência através de oficinas de cultura digital, experimentação e cidadania. Estas oficinas se constituem em espaços de interação humana para convivência entre indivíduos, que desenvolvem,  colaborativamente, “projetos de pesquisa”, com vários níveis de complexidade.

Ferramentas e recursos do Programa WASH que serão utilizadas pelo Cemaden Educação

Iniciado no Brasil, em 2013, promovido pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o Programa WASH é uma atividade de promoção do “Science, Technology, Engineering and Mathematics” (STEM) e se diferencia de outros programas por canalizar seus recursos orçamentários para bolsas de iniciação científica, destinadas aos alunos do ensino médio, técnico e de graduação, que atuam como multiplicadores no programa para estudantes do ensino fundamental.

Os objetivos em comum entre os programas Cemaden Educação e WASH são o de promover ações de disseminação de conhecimentos em Ciência e Tecnologia e da popularização da ciência e a tecnologia junto aos alunos de escolas públicas e universidades.

Uma das ferramentas utilizadas pelo Programa WASH é o Software de linguagem de programação voltada para iniciantes, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten, no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos), e idealizado pelo designer de linguagem de programação, Mitchel Resnick, do MIT. Por meio de blocos lógicos, a ferramenta permite o desenvolvimento de jogos, histórias animadas, simulações e programas interativos. 

 ( Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …