Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 03 e 04/03/2020

Previsões de Risco Geo-Hidrológico – 03 e 04/03/2020

A previsão meteorológica indica condições favoráveis para volumes elevados de chuva nos próximos dois dias na Região Sudeste do Brasil. As chuvas devem ocorrer em forma de pancadas de intensidade moderada a forte com potencial para causar altos acumulados em um curto espaço de tempo. Considerando os acumulados dos últimos dias em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de novos processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos. Há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada que podem causar eventos geo-hidrológicos no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. Na faixa norte do país, há previsão de pancadas de chuva nos próximos dias, que poderá desencadear eventos entre o Maranhão e o Ceará.

Na terça-feira (03/03/2020) (Figura 1), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na região metropolitana do Rio de Janeiro, litoral sul fluminense e toda a faixa litorânea de São Paulo incluindo a Região Metropolitana da capital e o Vale do Paraíba, devido aos elevados acumulados já registrados nas últimas 48 horas e à previsão de continuidade de chuva ao longo do dia. A possibilidade de eventos geo-hidrológicos também é ALTA na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, centro-sul do Espírito Santo (incluindo a Região Metropolitana de Vitória), Região Serrana e norte do Rio de Janeiro. Nestas regiões, destacam-se as localidades que já possuem elevados acumulados nos últimos dias, os quais poderão ser incrementados devido à previsão de chuva em toda esta porção.

As regiões onde se considera MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos são: sul de Minas Gerais, Vale do Rio Doce, nordeste de São Paulo, leste do Paraná, nordeste de Santa Catarina (incluindo o Vale do Itajaí) e norte do Maranhão. Nessas regiões, podem ocorrer enxurradas e deslizamentos de terra pontuais.

Na quarta-feira (04/03/2020) (Figura 2), os níveis de risco se mantêm semelhantes aos do dia anterior devido à previsão de continuidade de chuva, incluindo-se apenas o norte do Piauí e do Ceará na faixa de risco MODERADO.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que nas regiões destacadas em laranja (ALTO), há alta possibilidade de deflagração de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos, incluindo queda de barreiras nos taludes das estradas.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …