Capa » Riscos geo-hidrologicos » Previsões de Risco Geo-Hidrológico -01 e 02/03/2020

Previsões de Risco Geo-Hidrológico -01 e 02/03/2020

A previsão meteorológica indica condições favoráveis para volumes elevados de chuva nos próximos dois dias na Região Sudeste do Brasil. As chuvas devem ocorrer em forma de pancadas com potencial para causar altos acumulados em curto espaço de tempo. Considerando os acumulados dos últimos dias em algumas localidades dessa região, há potencial para a deflagração de processos geo-hidrológicos que podem causar impactos significativos, conforme detalhado a seguir. A partir de segunda-feira (02/03) podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a fraca que podem causar eventos geo-hidrológicos em parte de Pernambuco, além do leste de Santa Catarina e do Paraná.

No domingo (01/03/2020) (Figura 1), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira, sul do Espirito Santo, além de grande parte do estado do Rio de Janeiro. Nas áreas destacadas em amarelo, considera-se MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, que inclui sul de Minas Gerais, o Vale do Rio Doce, centro-norte do Espírito Santo (incluindo a capital Vitória), região dos lagos no Rio de Janeiro e centro-leste de São Paulo, com especial atenção as regiões metropolitanas da capital e do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Litoral Norte. Nessas regiões podem ocorrer enxurradas em grandes centros urbanos, e deslizamentos pontuais, caso limiares críticos sejam atingidos.

Na segunda-feira (02/03/2020) (Figura 2), considera-se ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes, sul do Espirito Santo, grande parte do estado do Rio de Janeiro (incluindo Costa Verde, regiões serrana e metropolitana), além da faixa leste de São Paulo, com especial atenção as regiões metropolitanas da capital e do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Litoral Norte. As regiões onde se considera MODERADA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos são: sul de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, centro-norte dos estado do Espírito Santo, Vale do Ribeira e nordeste de São Paulo, leste do Paraná e de Santa Catarina (incluindo a região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí), além do leste de Pernambuco, com especial atenção à capital Recife.

Os níveis indicados no mapa podem ser alterados de acordo com os acumulados de chuva que serão observados nas próximas 24 horas associados à previsão de precipitação dos modelos meteorológicos.

Ressalta-se que a regiões em laranja (ALTO), há alta possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos, tais como enxurradas, alagamentos, deslizamentos, incluindo queda de barreiras nas estradas e nas áreas de risco.

 

Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Figura 02. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php 

Confira também

04/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta segunda-feira (04/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil …