Capa » Monitoramento » Previsão Climática Sazonal » Previsão Climática para o Trimestre SON/2016

Previsão Climática para o Trimestre SON/2016

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal – GTPCS/MCTIC

Responsável Científico desta Edição: Dr. Paulo Nobre – CPTEC/INPE

Resumo das Condições Climáticas
A condição de bloqueio atmosférico que se estabeleceu no Atlântico Sul contribuiu para as incursões de massas de ar polar sobre o centro-sul do Brasil, com a decorrente queda de temperatura e geadas em 26 municípios no decorrer da segunda quinzena de julho. Esta mesma condição de bloqueio favoreceu o enfraquecimento dos ventos alísios de sudeste e, em decorrência, a diminuição da pluviosidade sobre o leste da Região da Nordeste, neste período do ano. Na faixa litorânea da Paraíba e de Pernambuco, o déficit pluviométrico excedeu 300 mm. Em agosto corrente, destacou-se o aumento das chuvas, principalmente nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e no centro-norte da Região Sul. No sudoeste da Amazônia, a cota do rio Acre teve pequeno acréscimo, porém ainda se encontra inferior ao mínimo histórico (1,50 m). As atuais condições oceânicas e atmosféricas no Oceano Pacífico Equatorial mostram uma situação de neutralidade no que se refere ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), agora em transição para um fraco episódio de La Niña. Já no Atlântico Tropical, as anomalias positivas de temperatura das águas superficiais ao norte do Equador são consistentes com a atuação da Zona de Convergência Intertropical em torno de sua posição climatológica.

Previsão Climática para o Trimestre ASO/2016

Figura da previsão climática por consenso para o trimestre SON/2016

A previsão climática sazonal por consensopara o trimestre setembro, outubro e novembro de 2016 (SON/2016) indica maior probabilidade do total trimestral de chuva ocorrer na categoria abaixo da faixa normal climatológica no norte da Região Norte, com a seguinte distribuição: 20%, 35% e 45% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para o sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e para o centro-norte da Região Sul, a previsão por consenso indica a categoria dentro da faixa normal climatológica como mais provável, com distribuição de 35%, 45% e 20% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

As demais áreas do País (área cinza do mapa) apresentam baixa previsibilidade ou se encontram em seu período climatológico de estiagem, o que implica igual probabilidade para as três categorias. Para o leste da Região Nordeste, a previsão aponta maior probabilidade de totais pluviométricos abaixo da faixa normal climatológica para o período. No sudoeste da Amazônia, há previsão de chuvas nas próximas semanas, indicando que a cota do rio Acre deve continuar oscilando em torno do mínimo histórico.

As temperaturas são previstas dentro da normal climatológica para a Região Sul, porém com alta variabilidade temporal. Nas demais regiões do País, são previstas temperaturas entre normal e acima da normal climatológica.

Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTIC, durante a reunião climática realizada nas dependências do INPE/CPTEC, em Cachoeira Paulista-SP, com a participação de pesquisadores e tecnologistas dos seguintes institutos do MCTIC: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e também de órgãos ligados à área de Meteorologia, Climatologia, Hidrologia e Desastres Naturais. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal fornecidos pelos acima referidos institutos do MCTIC, centros internacionais de previsão climática sazonal e INMET, FUNCEME e ANA. Os dados, análises e previsões climáticas apresentadas e discutidas durante esta reunião, além de outras informações relevantes sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil, serão disponibilizados no portal do INPE/CPTEC.

Confira também

Previsão Climática para o Trimestre AMJ/2018

Resumo das Condições Climáticas Atuais As condições oceânicas e atmosféricas ainda mostram a atuação do …