Capa » Monitoramento » Previsão Climática Sazonal » Previsão Climática para o Trimestre JAS/2016

Previsão Climática para o Trimestre JAS/2016

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal – GTPCS/MCTI
Responsável Científico desta Edição: Dr. Gilvan Sampaio – CPTEC/INPE

Resumo das Condições Climáticas
O surgimento de águas superficiais mais frias que o normal e a recente intensificação dos ventos numa estreita faixa na porção leste do Oceano Pacífico Equatorial, bem como a propagação para leste de águas anomalamente frias nas camadas subsuperficiais deste oceano, indicam o possível desenvolvimento do fenômeno La Niña nos próximos meses, ainda que com intensidade fraca. As atuais condições mostram uma situação de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, ou seja, sem a presença de ambos os fenômenos: El Niño ou La Niña. No centro-sul do Brasil, destacou-se o excesso de chuva no Paraná e em São Paulo e a intensa onda de frio na primeira quinzena de junho, favorecida, por sua vez, pela condição de bloqueio atmosférico que se estabeleceu na região do Pacífico Sudeste. No centro-norte do Brasil, destacou-se o déficit de chuva, principalmente no norte das Regiões Norte e Nordeste e a ocorrência de temperaturas acima da média. A formação de episódios de Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) favoreceu o excesso de chuva em maio e início de junho, especialmente na faixa leste entre a Paraíba e Pernambuco. Todavia, no total mensal do mês de junho, as chuvas ficaram abaixo da média no leste da Região Nordeste.

Previsão Climática para o Trimestre JAS/2016

Figura da previsão climática por consenso para o trimestre JAS/2016

A previsão por consenso para o trimestre julho a setembro de 2016 (JAS/2016) indica maior probabilidade do total trimestral de chuva ocorrer na categoria abaixo da normal climatológica no norte da Região Norte, com distribuição de probabilidade de 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para o leste da Região Nordeste, a previsão indica maior probabilidade dos totais pluviométricos no trimestre ocorrerem na categoria dentro da normal climatológica, com distribuição de 25%, 40% e 35%, respectivamente para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica.

Como resultado do aquecimento anômalo das águas do Atlântico Tropical Sul, ainda pode ocorrer a formação de aglomerados de nuvens adjacentes à costa leste do Nordeste em alguns períodos no decorrer deste trimestre, aumentando as chances de chuvas intensas e transtornos nas áreas de encosta. Para a Região Sul e sul do Mato Grosso do Sul, a previsão também indica maior probabilidade na categoria dentro da faixa normal climatológica, com distribuição de 30%, 45% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

As demais áreas do País (área cinza do mapa) apresentam baixa previsibilidade neste trimestre, o que implica igual probabilidade para as três categorias. Esta previsão também indica maior probabilidade das temperaturas ocorrerem dentro da normalidade na Região Sul e sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e entre os valores normais e acima da média nas demais áreas do País. Ressalta-se que o trimestre JAS, que é marcado pelo período seco na região central do País, que inclui as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sul da Região Norte e grande parte da Região Nordeste (com exceção do leste), apresenta potencial de aumento de ocorrência de queimadas, em virtude do déficit de precipitação observado nos últimos meses e da perspectiva de temperaturas entre normais a acima da média nessas regiões.

Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTI, durante a reunião climática realizada nas dependências do MCTI, em Brasília-DF, com a participação de órgãos ligados à área de Meteorologia. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no portal do INPE/CPTEC.

Download do Relatório em pdf

Confira também

Previsão Climática para o Trimestre ASO/2017

Resumo das Condições Climáticas Atuais Persistiram condições de neutralidade em relação ao fenômeno El Niño-Oscilação …