Capa » Noticias » Pesquisadores do Cemaden e da Unifesp discutem parceria em pesquisas nas áreas de desastres naturais e matemática aplicada

Pesquisadores do Cemaden e da Unifesp discutem parceria em pesquisas nas áreas de desastres naturais e matemática aplicada

Pesquisadores e professores das duas instituições são membros do Comitê Temático em Matemática Computacional aplicada a pesquisas relacionadas a Desastres Naturais, criado em setembro de 2016, para consolidar uma rede de pesquisadores,  unindo diversas instituições nessa área.

Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, receberam, nesta semana (24), a visita do diretor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus do Parque Tecnológico de São José dos Campos, professor Horácio Yanasse.

“Estamos iniciando pesquisas multidisciplinares, que vão desde investigações de cunho mais abstrato da área de Matemática Computacional – como testes de ferramentas tradicionais em novos problemas, até as mais concretas, como a localização de novos equipamentos para expansão das redes observacionais”, explica Leonardo Santos, pesquisador do Cemaden e coordenador do Comitê Temático.

O Comitê Temático e eventos sobre Desastres Naturais e Matemática

Em setembro de 2016, foi criado o Comitê Temático em Matemática Computacional aplicada a pesquisas relacionadas a Desastres Naturais, no âmbito da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Esse comitê surgiu pela proposta firmada por diversos profissionais, dentre eles o professor Luiz Leduino, na época diretor da Unifesp, e por Marco Antônio Raupp, diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), onde estão localizados o Cemaden e a Unifesp.

Dois eventos estão previstos para ocorrer, neste ano, abordando a temática Desastres Naturais e Matemática Computacional: o “International Workshop on Mathematics of Climate Change and Natural Disasters” (http://www.lac.inpe.br/cciarm), a ser realizado entre os dias 24 e 28 de março, e o “Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional – CNMAC” (http://cnmac.org.br/br/node/236), previsto para setembro, ambos em São José dos Campos (SP).

Informações sobre o Comitê estão disponibilizadas no portal da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) pelo link http://www.sbmac.org.br/comDes1.php

Confira também

Cemaden e IAI discutem cooperação técnico-científica em países interamericanos

  A formalização de um acordo de cooperação técnico-científico para intercâmbio, capacitação, monitoramento e pesquisas …