Capa » Noticias » Pesquisadores do Cemaden apresentam experiências e reflexões em publicação sobre riscos de desastres

Pesquisadores do Cemaden apresentam experiências e reflexões em publicação sobre riscos de desastres

O Volume 3 – Nº 8 da Revista Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista ,da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do ABC (UFABC), abordando a temática “Riscos e desastres: compartilhando responsabilidades”, publicou dois artigos científicos coordenados por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Um dos artigos, intitulado “Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista: O papel da educação”, foi coordenado pela pesquisadora do Cemaden Educação, Débora Olivato, em parceria com os pesquisadores Samia Nascimento Sulaiman, Rachel Trajber, Samantha Zduniak e Jonas José da Silva. O trabalho mostra algumas experiências educativas,  a cultura de prevenção e a necessidade de ações para a redução de riscos de desastres.

Foram apresentados, nesse artigo, alguns exemplos de “boas práticas” que podem inspirar a formação de cidadãos atuantes em Educação para Redução do Risco de Desastres (ERRD). São mostrados todos os esforços junto a professores e alunos das escolas, mesmo com a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2018, que, em direção contrária, tornou  a ERRD  optativa aos currículos escolares.

Outro artigo publicado na revista, intitulado  “Vulnerabilidades e Resiliência no território da Macrometrópole – Enfrentando Riscos e Desastres”, de autoria do pesquisador  do Cemaden Victor Marchezini e do pesquisador, Andrea Lampis, faz uma abordagem sociológica e de políticas públicas. Apresenta análises pontuadas para a reflexão sobre o reconhecimento da relação entre vulnerabilidade social, desastres e mudança climática, questionando o paradigma da redução de risco de desastres, desde a abordagem tecnocrática e outra centrada na justiça ambiental.

Para acessar esses e outros artigos na temática  riscos de desastres, a Revista Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista  pode ser acessada no endereço:https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/issue/view/29

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …