Capa » Noticias » Pesquisadores de projeto internacional sobre urbanização sustentável visitam o Cemaden

Pesquisadores de projeto internacional sobre urbanização sustentável visitam o Cemaden

Uma comitiva de cerca de 20 pesquisadores brasileiros e originários de vários países, integrantes do Projeto Belmont Forum – da Iniciativa Global de Urbanização Sustentável e Nexus –Alimento, Água e Energia ( Sustainable Urbanisation Global Initiative-SUGI – Food-Water-Energy Nexus) realizou uma visita técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP), no último dia 25 de setembro, como parte da programação do workshop entre as instituições parceiras do projeto.

O projeto Belmont Forum – coordenado pelo professor José Antonio Puppim de Oliveira, da Fundação Getúlio Vargas – faz estudos sobre o aprimoramento da governança das cidades e as interações entre alimentos, água e energia, incluindo problemas globais mais complexos, como as mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e saúde. O município de São José dos Campos é uma das oito cidades inserida na pesquisa.

No Cemaden, a comitiva foi recepcionada pelo pesquisador Victor Marchezini, que apresentou as linhas de pesquisas da instituição. Em seguida, visitaram a Sala de Situação e tiveram apresentação das tecnologistas Paula Campos e Carla Prieto, que respectivamente, abordaram sobre o monitoramento dos Extremos Hidrológicos e Geodinâmica.

A programação da visita foi organizada por Selma Flores, com o apoio  de Fernanda Aguiar, ambas analistas em ciência e tecnologia, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden.

Além dos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a comitiva dos visitantes era integrada por representantes da Universidade Federal do Pará, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos,  da Yale University (Estados Unidos), Stockholm Resilience Center  (Suécia), Ming Chuan University  (Taiwan –China), Local Governments for Sustainability (ICLEI ) da Alemanha, África e América do Sul.

Fonte: Ascom/Cemaden –

Fotos : Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …