Capa » Noticias » Pesquisadores apontam metodologias mais eficazes para previsão e o combate de incêndio na Amazônia brasileira

Pesquisadores apontam metodologias mais eficazes para previsão e o combate de incêndio na Amazônia brasileira

Um estudo divulgado em março de 2020,  pela Revista Ecological Economics – Volume 169,  publicação científica internacional da Elsevier, mostra como melhorar a previsão de incêndio na Amazônia brasileira, utilizando um conjunto de dados socioeconômicos e ambientais dos municípios, de forma a tornar mais eficazes as ações de prevenção, de combate e controle das queimadas.

O artigo intitulado “Predicting fires for policy making: Improving accuracy of fire brigade allocation in the Brazilian Amazon” (Prevendo incêndios para a formulação de políticas : melhorando a precisão da alocação de brigadas na Amazônia brasileira) teve os estudos coordenados pelo pesquisador  Thiago Fonseca Morello, da Universidade do ABC, com a participação da pesquisadora Liana Anderson, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além de pesquisadores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Universidade Exeter (Reino Unido) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os pesquisadores apontam que para realizar a alocação espacial eficiente das brigadas de incêndio é importante ter uma previsão precisa das futuras ocorrências de fogo.  E essa precisão é afetada por fatores não observáveis como o tempo fixo e o agrupamento espacial.

A proposta é construir um conjunto de dados em sua cobertura geográfica e temporal, abrangendo fatores influentes em potencial. Foram considerados estatisticamente significativos os dados sobre desmatamento, degradação florestal, floresta primária, PIB, áreas indígenas e protegidas, chuva, clima e solo.

O artigo completo publicado na Revista Ecological Economics, da Elsevier, está disponibilizado no endereço :

https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2019.106501

 

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …