Capa » Noticias » Percepção de riscos de desastres foi o tema abordado por pesquisadora do Reino Unido no Cemaden

Percepção de riscos de desastres foi o tema abordado por pesquisadora do Reino Unido no Cemaden

Foto: Dallison Kevin/Cemaden

Entender os padrões de percepção pública do risco de desastres, principalmente os hidrológicos (como  inundações e enxurradas), identificando a vulnerabilidade socioambiental e as estratégias de adaptação foram os focos do trabalho científico apresentado pela pesquisadora Namrata Bhattacharya-Mis, da Universidade de Chester (Reino Unido), na palestra e discussões promovidas pela Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na  sexta-feira passada (3), em São José dos Campos (SP).

Com a participação de pesquisadores, tecnologistas e analistas do Cemaden, a palestra intitulada “Paradoxes of  Water Security  Peoples’ Memory as a Tool for Adaptation in a Changing Society” (“Paradoxos da segurança da água: a memória dos povos como ferramenta para adaptação em uma sociedade em mudança”) abordou a necessidade  de incorporar, de forma prioritária,  a dimensão humana na gestão de risco de desastre, em escala local e regional.

O trabalho científico de Namrata Bhattacharya-Mis integra o Projeto Fapesp-UK e  do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Água e Saneamento da CAPES / PROEX, PPGSHS-EESC-USP. A pesquisadora esteve acompanhada pelo pesquisador e hidrólogo Mario Eduardo Mendiondo, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

A Série de Debates do Cemaden tem o objetivo de promover o intercâmbio científico de temas interdisciplinares e ampliar debates e pesquisas sobre monitoramento, gestão  e redução de riscos de desastres.

Está prevista a realização de um workshop para discutir a integração da resiliência da população, em março do próximo ano, envolvendo palestrantes convidados do Cemaden, Núcleo de Pesquisa de Mudanças Climáticas (Incline-USP), Centro de Estudos de Pesquisas de Desastres (Ceped-USP), Defesa Civil do Estado de São Paulo, entre outras instituições da área de gestão de riscos de desastres.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Foto: Dallison Kevin/Cemaden

Foto: Dallison Kevin/Cemaden

Foto: Dallison Kevin/Cemaden

Foto: Dallison Kevin/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …