Capa » Noticias » Novas tecnologias e pesquisas serão desenvolvidas pelo Cemaden e Visiona na área de desastres geo-hidrológicos

Novas tecnologias e pesquisas serão desenvolvidas pelo Cemaden e Visiona na área de desastres geo-hidrológicos

Assinatura do Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas entre Cemaden e Visiona, ocorrido na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico em São José dos Campos.  (Foto: Cemaden)

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – e a Visiona Tecnologia Espacial S.A. assinaram, na tarde desta segunda-feira (18), o Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, soluções baseadas em sistemas e sensores de satélites de observação da Terra, coleta e transmissão de dados da rede observacional, utilizadas no monitoramento e emissão de alertas de risco de desastres, como deslizamentos, inundações e enxurradas.

A construção do protótipo do primeiro nanosatélite utilizando tecnologia nacional desenvolvida pela Visiona, em conjunto com o Cemaden, tem a previsão para ser finalizada (e pronta  para lançamento na órbita do planeta)  no primeiro semestre de 2020.

“A integração de novas tecnologias no projeto das plataformas espaciais e satélite possibilita a transmissão de dados com maior qualidade e em tempo real, pois o sistema suporta o processamento de grandes volumes de dados.”, explica o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes,  destacando que o projeto  desenvolvido entre Visiona e Cemaden tem maior robustez e mais confiabilidade na transmissão instantânea das informações. “Isso é essencial para o  monitoramento, principalmente, no momento  mais crítico e emergencial  da emissão de alertas de risco de desastres geo-hidrológicos.”

O presidente da Visiona, João Paulo Rodrigues Campos, citou três grandes fases do processo de trabalho conjunto para o desenvolvimento do projeto. Primeiro, a confiabilidade depositada pelo Cemaden para a construção do protótipo na fase de coleta de dados. Em segundo, desenvolver o projeto de arquitetura do satélite para atender a demanda de coleta e transmissão de dados. Em terceiro, o desenvolvimento das câmeras de alta definição para a coleta das imagens e dados.

“Será o primeiro satélite com tecnologia nacional na área espacial, marcando a iniciativa com desenvolvimento e recursos próprios.”, afirma o presidente da Visiona. “As inovações e tecnologias nacionais de última geração, desenvolvidas para a área de sensoriamento pela Visiona,  ficarão no mesmo nível das mais avançadas tecnologias utilizadas por outros países.”, complementa.

O diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp afirmou que sempre vem incentivando a cooperação entre os institutos tecnológicos e as empresas. “Estimulamos a cooperação entre as agências  e empresas do parque tecnológico, que fazem a diferença no desenvolvimento nacional da ciência, tecnologia e inovação.”

Lembrando que São José dos Campos foi citada pela revista internacional Financial Times como uma das cidades destacadas no mundo na área de desenvolvimento espacial, o prefeito do município, Felício Ramuth, destacou o trabalho de parceria com o Cemaden e com a Visiona: “ A contribuição do Cemaden com as tecnologias para o aprimoramento dos trabalhos de prevenção de riscos de desastres junto à Defesa Civil municipal e  a parceria da Visiona para garantir a sustentabilidade ambiental e ocupações irregulares, colaboram para que São José dos Campos seja destaque entre os municípios brasileiros que utilizam as novas tecnologias e inovações para a melhoria da cidade.”, afirma o prefeito.

Nanosatélites para transmissão de dados da rede observacional  e de monitoramento do Cemaden

Criado em julho de 2011, o Cemaden é uma Instituição que desenvolve capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar o monitoramento e a emissão de alertas de riscos geo-hidrológicos. A rede de observação do Cemaden é constituída por quase 6 mil sensores distribuídos em todo o território nacional. São os dados desta rede de observação que transitarão, no futuro, através de satélites desenvolvidos pela Visona. Atualmente, o Cemaden monitora 958 municípios prioritários, em todo o território nacional.

A Visiona é uma joint-venture entre a Telebras, empresa de economia mista do setor de telecomunicações, e a Embraer Defesa & Segurança, empresa privada líder nos setores aeroespacial e de defesa. Criada em maio de 2012, a Visiona integra sistemas espaciais, com programas de absorção de tecnologia e desenvolvimentos próprios na área aeroespacial. A Visiona em colaboração com a Embrapii e o Instituto Senai de Inovação assinaram, recentemente um convênio que visa o desenvolvimento do primeiro nanosatélite brasileiro de alta resolução espacial e coleta de dados de estações hidro-meteorológicas bem como para projetos de Internet das Coisas (IoT). Este nanosatélite possibilitará o primeiro resultado para o Protocolo de Intenções Cemaden-Visiona.

A assinatura do protocolo ocorreu na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos com a presença de Osvaldo Moraes- diretor do Cemaden;  João Paulo Rodrigues Campos – presidente da Visiona; Marco Antonio Raupp- diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos; Felício Ramuth – prefeito de S.J.Campos; Petrônio Noronha de Souza  – Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, além de outras instituições e autoridades locais.

 (Fonte: Ascom-Cemaden e Visiona)

 

Foto Cemaden

Foto Cemaden

 

Foto Cemaden

Foto Cemaden

 

Foto  Cemaden

 

Foto  Cemaden

 

Foto Cemaden
Foto Cemaden
Foto Cemaden

 

Foto Cemaden
Foto Cemaden

 

Imagem Visiona

 

Imagem Visiona – VCUBI – 1

 

Imagem Visiona – VCUBI – 2

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …