Capa » Monitoramento » Monitoramento de Seca para o Brasil » MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – ABRIL/2020

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – ABRIL/2020

SUMÁRIO

SUMÁRIO

De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de abril, verifica-se a intensificação das condições de seca, principalmente na região Sul. A expansão nas condições de seca ocorreu, principalmente, no estado do Rio Grande do Sul.

Com relação aos impactos da seca nos recursos hídricos, destacam-se os reservatórios do Sistema Cantareira, operando, em 30 de abril de 2020, com aproximadamente 62%, reduzindo ligeiramente seu volume útil armazenado durante o mês de abril. O reservatório da UHE de Três Marias (rio São Francisco) operou, na mesma data, com 98% do volume útil. E o reservatório da UHE de Serra da Mesa (rio Tocantins) operou com 35%, apresentando um ligeiro incremento durante o mês.

De acordo com a avaliação dos impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens em estabelecimentos rurais, por meio do índice VHI, nenhum município na região nordeste apresentou pelo menos 50% de suas áreas de uso impactadas no mês de abril. Por outro lado, na região sul, 468 municípios apresentaram acima de 80% de suas áreas de uso impactadas no mês de abril. Os estados do Paraná (133) e Rio Grande do Sul (299) são os que concentraram o maior número desses municípios. No estado de São Paulo, 173 municípios apresentaram pelo menos 40% de suas áreas de uso impactadas no mês de abril.

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar (https://www2.cemaden.gov.br/risco-de-seca-na-agricultura-familiar-abril2020/). O mapa referente ao mês de abril mostra risco entre muito baixo e baixo, para os municípios com calendário agrícola JFMAM e AMJJ.

Reforça-se o aviso de estado de atenção que vem sendo emitido para os estados da Região Sul desde o boletim do mês passado (março/2020). Duas razões sustentam a manutenção do aviso: i) a situação da seca se agravou consideravelmente de acordo com o monitoramento do IIS; ii) as previsões subsazonais indicam cenário de pouca chuva até o início de Junho e há chances não desprezíveis de um cenário de longo termo desfavorável para as chuvas, devido à potencial configuração de uma La Niña até o final deste ano (2020).

1. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) – BRASIL
Índice Integrado de Seca para todo o Brasil nas escalas de 3 e 6 meses (SPI-3 e SPI-6).

 

Saiba mais sobre o Índice Integrado de Seca (IIS)

Saiba mais sobre o Índice Integrado de Seca (IIS)

O Índice Integrado de Seca (IIS) consiste na combinação do Índice de Precipitação Padronizada (SPI) com o Índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI) ou com o Índice de Saúde da Vegetação (VHI), ambos estimados por sensoriamento remoto. Para integrar o IIS, o SPI é calculado a partir de dados observacionais de precipitação disponíveis no CEMADEN, no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Centros Estaduais de Meteorologia. O cálculo do SPI é baseado na formulação proposta por Mckee et al. (1993), considerando as escalas de 3, 6 e 12 meses, obtendo-se o produto final na resolução espacial de 5km. O IIS possui as seguintes classes: condição normal (6), seca fraca (5), seca moderada (4), seca severa (3), seca extrema (2) e seca excepcional (1).

2.MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA: RECURSOS HÍDRICOS

Os reservatórios do Sistema Cantareira operaram, no dia 30 de abril de 2020, com aproximadamente 62% da sua reserva hídrica. No mês de abril de 2020, a vazão média afluente a estes reservatórios foi 18,9 m³/s, o que representa 44% da média histórica para este mês. A partir da simulação de cenários de vazão para os próximos meses, o modelo hidrológico PDM/Cemaden sugere que, considerando precipitações em torno da média climatológica, as vazões se manterão próximas a 70% da média histórica do trimestre MJJ (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: https://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para-o-sistema-cantareira-30042020/).

O reservatório da UHE de Três Marias operou, em 30 de abril de 2020, com 98% de seu volume útil armazenado. No mês de abril de 2020, a vazão média afluente a este reservatório foi 650 m³/s, o que representa 97% da média histórica para este mês. Cenários de vazão simulados para este reservatório apontam que, considerando precipitações em torno da média climatológica no trimestre MJJ, a vazão poderá ficar em torno de 83% da média histórica do período (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: https://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para-reservatorio-tres-marias-06052020/).

O reservatório da UHE de Serra da Mesa apresentou, no dia 30 de abril de 2020, aproximadamente 35% do seu volume útil armazenado. No mês de abril de 2020, a média de vazão natural excedeu em 31% a média histórica para este mês. A simulação de cenários de vazão natural para este reservatório no trimestre MJJ, considerando precipitações em torno da média climatológica, sugerem que a média de vazão se mantenha em torno de 5% acima da média histórica desse período. (Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: https://www2.cemaden.gov.br/situacao-atual-e-projecao-hidrologica-para-o-reservatorio-de-serra-da-mesa-bacia-do-rio-tocantins-04052020/)

3. MONITORAMENTO DOS IMPACTOS DA SECA: VEGETAÇÃO E AGRICULTURA
Estimativa de área impactada pela seca para todo o Brasil
Mapa de Índice da Saúde da Vegetação (VHI) para o Brasil referente ao mês de abril e gráfico das áreas impactadas pela seca por região (áreas com VHI < 30).

 

Saiba mais sobre o Índice de Saúde da Vegetação (VHI)

Saiba mais sobre o Índice de Saúde da Vegetação (VHI)

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) da NOAA/NESDIS é calculado a partir de dados do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI, sigla em inglês) e temperatura de brilho, devidamente calibrados e filtrados, resultando da composição de dois sub-índices, o VCI (Vegetation Condition Index) e o TCI (Temperature Condition Index). O NDVI e a temperatura de brilho apresentam dois sinais ambientais distintos, o de resposta lenta do estado da vegetação (clima, solo, tipo de vegetação) e o de resposta mais rápida relacionado com a alteração das condições atmosféricas (precipitação, temperatura, vento, umidade). Este índice permite identificar o início/fim, área afetada, intensidade e duração da seca e sua relação com os eventuais impactos.

MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NA REGIÃO NORDESTE
Índice Integrado de Seca (IIS)
FAÇA O DOWNLOAD DADO DO IIS
Índice Integrado de Seca para a região Nordeste referente ao mês de Abril de 2020.

 

A avaliação do IIS para o mês de abril em relação ao mês anterior (março):

  • Seca Fraca:redução de 96 para 64 municípios.
  • Seca Moderada: redução de 57 para 8 municípios.
  • Seca Severa: aumento de 0 para 1 município.
  • Seca Extrema: manteve 0 município.
  • Seca Excepcional: manteve 0 município.
  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

Estimativa das Áreas Agroprodutivas Afetadas por Município
Municípios com pelo menos 50% de área impactada pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas) de acordo com o VHI, referente ao mês de abril de 2020.

 

Água disponível no solo – Média por microrregiões em abril de 2020
Água disponível do solo referente ao mês de abril de 2020.

 

Risco de Seca na Agricultura Familiar

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. O mapa referente ao mês de abril mostra risco entre muito baixo e baixo, para os municípios com calendário agrícola JFMAM e AMJJ.

Para mais detalhes, consulte o relatório na íntegra: https://www2.cemaden.gov.br/risco-de-seca-na-agricultura-familiar-abril2020/

MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Índice Integrado de Seca (IIS)
Índice Integrado de Seca (IIS) para o estado de São Paulo referente ao mês de abril de 2020.

A avaliação do IIS para o mês de abril:

  • Seca Fraca: 274 municípios.
  • Seca Moderada: 73 municípios.
  • Seca Severa: 26 municípios.
  • Seca Extrema: 1 município.
  • Seca Excepcional: 0 município.
Porcentagem de áreas agroprodutivas afetadas pela Seca: 

 

Municípios com pelo menos 40% de área impactada pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas) de acordo com o VHI, referente ao mês de abril de 2020.
MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE SECA NA REGIÃO SUL
Índice Integrado de Seca (IIS)
Índice Integrado de Seca (IIS) para a região Sul referente ao mês de abril de 2020.

 

A avaliação do IIS para o mês de abril em relação ao mês anterior (março):

  • Seca Fraca:aumento de 96 para 27 municípios.
  • Seca Moderada: redução de 500 para 468 municípios.
  • Seca Severa: aumento de 180 para 344 municípios.
  • Seca Extrema: aumento de 15 para 144 municípios.
  • Seca Excepcional: aumento de 0 para 27 municípios.
Porcentagem de áreas agroprodutivas afetadas pela Seca: 

 

Municípios com pelo menos 40% de área impactada pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas) de acordo com o VHI, referente ao mês de abril de 2020.

 

4. PREVISÃO SAZONAL E SUB-SAZONAL PARA O BRASIL

Na escala climática sazonal não temos El Niño nem La Niña. A maior parte dos modelos dinâmicos e estatísticos preveem a manutenção deste estado de neutralidade ao menos até o outono de 2020, porém já começa a haver cenários para uma suposta La Niña ao final deste ano (2020). As previsões sazonais multi-modelo de chuva do International Research Institute e do CPTEC/INMET/FUNCEME (ambas produzidas em abril/2020) concordam em prever condições para seca na Região Sul durante o Maio-Junho-Julho de 2020 (MJJ/2020). Portanto, reforça-se o aviso de estado de atenção que vem sendo emitido para os estados da Região Sul desde o boletim do mês passado (Março/2020). Há concordância nos cenários de chuva acima da média (MJJ/2020) também para a região da Zona da Mata (NEB). As previsões sub-sazonais indicam cenários para chuvas variando de abaixo da média a normais para as próximas semanas (até início de Junho/2020) na Região Sul.

 

REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br
FAÇA O DOWNLOAD DO RELATÓRIO NA INTEGRA

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – JULHO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  JULHO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …