Capa » Noticias » Metodologias para antecipar alertas em eventos meteorológicos severos são apresentadas na Série de Debates

Metodologias para antecipar alertas em eventos meteorológicos severos são apresentadas na Série de Debates

O desafio da previsão e monitoramento de tempestades severas – as quais podem resultar em granizo, rajadas de vento, inundações, enchentes, enxurradas, raios e tornados –  aplicando metodologias para conhecer o perfil das nuvens e as características da estrutura de precipitação foram as abordagens feitas pelo pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), meteorologista Vinicius Banda Sperling, na palestra realizada para a Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, apresentada na última quarta-feira (20), na Sala de Imprensa do Cemaden, com transmissão simultânea pela internet.

O pesquisador mostrou que o principal objetivo dos estudos foi o de caracterizar a estrutura vertical e horizontal da física das chuvas, analisando os dados do radar e não apenas as imagens. Os estudos tiveram como base os eventos de alagamentos e enxurradas  – ocorridos no estado de São Paulo, principalmente na capital, São Paulo –  onde foram quantificadas variáveis associadas à estrutura da precipitação e atividade elétrica,  observada durante o ciclo de vida destas tempestades.

“ O conhecimento dos limiares de disparo, associados à física da precipitação de eventos de alagamentos e enxurradas,  é extremamente útil no monitoramento e, principalmente, na emissão de alertas antecipados de desastres naturais. ”, afirma o pesquisador Vinicius Sperling.

O estudo já havia sido apresentado ao Cemaden, em dezembro do ano passado (http://www.cemaden.gov.br/pesquisador-do-cemaden-aponta-metodologias-para-antecipar-alerta-em-eventos-meteorologicos-severos/). Com a apresentação na Série de Debates “Ciência, Riscos e Debates” houve a oportunidade de promover o intercâmbio científico e ampliar os debates e pesquisas sobre monitoramento e redução de riscos de desastres com pesquisadores de outras instituições científicas e de universidades.

A apresentação do trabalho científico Características físicas da estrutura da precipitação para eventos de enxurradas ocorridos no estado de São Paulo” e outras apresentações da Série de Debates do Cemaden estão disponibilizadas na internet pelo canal Youtube , no endereço :

https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Cemaden inicia a instalação de equipamentos da RedeGeo para monitoramento e pesquisas aplicadas sobre deslizamentos

    A equipe de pesquisadores da área geodinâmica/geologia, do Centro Nacional de Monitoramento e …