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Livro sobre educação ambiental tem participação de pesquisadora do Cemaden Educação

O livro “Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil”, lançado na Universidade de Brasília (UnB), durante o Seminário Nacional MonitoraEA, ocorrido no último dia 13 de novembro,  em Brasília (DF), traz 21 artigos e 23 relatos resumidos de experiências, escritos por 161 autores, com diversas abordagens sobre educação ambiental. Entre esses autores, está a antropóloga Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação – do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Com o artigo intitulado “Pensar Fora da Caixa: Transição Sustentável e Resiliente”, na página 55 do livro, a autora Rachel Trajber faz a abordagem sobre  a importância da sustentabilidade para a redução de riscos de desastres e a resiliência. Cita e analisa as metodologias do Programa Cemaden Educação, que integra projetos do Cemaden na Sociedade, visando desenvolver políticas públicas de interação com a sociedade, envolvendo educação, comunicação e mobilização para a redução de vulnerabilidades a desastres.

A pesquisadora explica que os esforços do Programa Cemaden Educação  contemplam os três eixos da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA): político institucional, educador pedagógico e técnico científico. O programa promove, desde 2014, uma rede de escolas e comunidades para a prevenção de riscos de desastres, com a finalidade de reduzir as barreiras existentes entre a ciência, os conhecimentos tradicionais e as experiências locais. Gera conhecimento e metodologias para uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação científica e ambiental para a construção de sociedades sustentáveis e resilientes.

O livro e o E-book “Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil”, foi  organizado pelos autores : Maria Henriqueta Andrade,  Raymundo Semíramis Biasoli,  Evandro Albiach Branco e Marcos Sorrentino . É o resultado do processo participativo de construção da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, realizado pela Secretaria Executiva da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), composta por diversas instituições.

O E-book “Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil”  e informações sobre o seminário estão disponibilizados nos endereços :https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/11/livro-MonitoraEA.pdf

https://www.funbea.org.br/anppea      

(Fonte:Ascom/Cemaden)

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