Capa » Pesquisa » Investigação das características dos veranicos na Região Sudeste do Brasil e potencial aplicação para previsões

Investigação das características dos veranicos na Região Sudeste do Brasil e potencial aplicação para previsões

Apresentação

Eventos locais de extremos climáticos que acarretam em desastres naturais, como por exemplo os veranicos, são, muitas vezes, parte de uma flutuação natural do clima em uma maior escala temporal. Dentre as diversas escalas que existem na atmosfera uma é ainda sub-explorada: a escala subsazonal, que compreende variações além das previsões de tempo (7-10 dias) e aquém da previsão sazonal (100 dias). As comunidades internacionais de pesquisa e operação concordam que resultados provenientes da investigação desta escala apresentam vasto potencial de aplicação. Este plano de trabalho propõe alinhar-se a esta linha de pesquisa de vanguarda, ao investigar as características climatologicas dos veranicos, durante a estação chuvosa, na Região Sudeste do Brasil. 

Dr. Christopher Cunningham

Doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é pesquisador, na especialidade meteorologia, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Em 2014, fez parte do quadro do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), como meteorologista senior, na área de planejamento e programação das atividades em Meteorologia e Hidrologia ligadas ao setor elétrico. Anteriormente atuava como pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), coordenando as atividades de pesquisa e desenvolvimento em previsão por conjuntos em escala de médio prazo (15 dias), na Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD). Já atuou como gerente das atividades operacionais em Previsão Sazonal e Implementação Operacional de Modelos e Processos. Possui mais de uma década de experiência em modelagem atmosférica e suas aplicações. A sua experiência é focada em meteorologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos orientados ao usuário, estatística aplicada à meteorologia, avaliação de modelos, previsão climática em escalas sazonal e intrasazonal. Possui sólidos conhecimentos em análise de grandes conjuntos de dados geofísicos e linguagens de programação estruturada, e conhecimentos básicos sobre ferramentas de mineração de dados.

e-mail:christopher.castro@cemaden.gov.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/9257720950564252

Confira também

Processos dinâmicos em Redes Complexas – vulnerabilidade e outras análises topológicas em bancos de dados geográficos

Dados de mobilidade urbana são importantes a estudos em diversas áreas, de planejamento urbano a …