Capa » Noticias » Intensificação de seca em várias regiões brasileiras e situação crítica em reservatórios da Região Sul são apontados em Boletim do Cemaden

Intensificação de seca em várias regiões brasileiras e situação crítica em reservatórios da Região Sul são apontados em Boletim do Cemaden

As chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas intensificam a situação da seca em várias regiões brasileiras, trazendo impactos significativos na produção agrícola, além da redução no nível de armazenamento e de vazão afluente em vários reservatórios, especialmente na Região Sul do País.

O Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos em diferentes setores econômicos do Brasil são apontados no último Boletim de Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil, elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

No mês de outubro de 2020, foram enviados pela Sala de Situação do Cemaden 163 alertas, com 28 ocorrências registradas em municípios monitorados, sendo 16 de risco hidrológico e 12 de risco geológico. Do total de alertas emitidos e do total de ocorrências de desastres geo-hidrológicos (deslizamentos, inundações, enxurradas) a maioria foi para a Região Sudeste (com 137 alertas emitidos, com  registro de 10 ocorrências de deslizamentos  e de 14 ocorrências hidrológicas).

Na parte do Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos em diferentes setores econômicos do Brasil, deve-se destacar que, em grande parte das Usinas Hidrelétricas da Região Sul, ainda se observa déficit de chuvas, situação que persiste há alguns meses, apresentando redução no nível de armazenamento e de vazão afluente, representando o valor mais crítico do registro histórico, como a de Itaipu.

O Índice Integrado de Seca (IIS) para o mês de outubro, se comparado ao do mês de setembro, aponta a intensificação da seca em algumas regiões do País, principalmente, na Região Sul e em porções dos estados de Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. De acordo com os cenários de IIS para o mês de novembro, com chuvas 30% abaixo da média, as condições de seca poderão ser intensificadas na Região Norte, especialmente em Tocantins e Rondônia, assim como no estado de São Paulo, na Região Sudeste. Enquanto na Região Sul, ambos os cenários de chuva considerados apontam para um aumento do número de municípios em condição de seca severa à excepcional.

Mais informações estão disponibilizados no Boletim de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, no site do Cemaden, pelo link :

http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …