aba
Radares Meteorológico - Download de dados

O projeto Radares Meteorológicos consiste na instalação de nove radares meteorológicos de dupla polarização que serão instalados em diferentes regiões do território brasileiro para realizar o monitoramento meteorológico nos ...

municípios vulneráveis a ocorrência de inundações, enxurradas e eventos geológicos como deslizamentos de encostas, por exemplo. Os radares produzirão informações necessárias para a elaboração de alertas sobre possíveis desastres associados a precipitação. No momento os radares de Natal e Petrolina estão instalados e operando continuamente. Clique aqui para visualizar as informações em tempo real destes radares. Em breve os dados brutos dos radares do CEMADEN, instalados em Natal-RN e Petrolina-PE, poderão ser obtidos diretamente da página do CEMADEN. Porém nessa fase de instalação dos radares, o acesso aos dados deve ser solicitado a partir do email: radar@cemaden.gov.br.

Leia mais
Acesse os produtos do Cemaden

Todos os dados da rede observacional do CEMADEN, que inclui informações de pluviômetros e radares meteorológicos já instalados, podem ser visualizados em tempo real no nosso portal Mapa Interativo.
O usuário poderá verificar as informações e realizar consultas no Banco de Dados do CEMADEN. O Portal Mapa Interativo utiliza a plataforma Google e o usuário poderá interagir com o sistema através de uma amigável interface gráfica, na qual os botões de menu mostram as funcionalidades do sistema. Este portal foi desenvolvido para atender todos os tipos de usuário, desde o mais leigo até o mais avançado, que buscam informações relevantes sobre as condições observadas pela rede observacional do CEMADEN.
Leia mais
Pluviômetros Automáticos
O projeto consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento.
Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.
Leia mais
Pluviômetros Semiautomáticos
O projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de
enfrentamento de eventos adversos.
Leia mais