Capa » Monitoramento » Impactos de Extremos de Secas e Fogo no Bioma Pantanal

Impactos de Extremos de Secas e Fogo no Bioma Pantanal

Atualização das condições de seca e fogo pelo Brasil. Nesse número, os principais impactos de extremos de secas e fogo no Bioma Pantanal. Destaque para os impactos nas áreas agroprodutivas, áreas de vegetação natural, unidades de conservação, terras indígenas e demais uso e cobertura da terra.

Índice Integrado de Secas (IIS)

De acordo com o IIS(1), grande parte do Bioma Pantanal encontra-se em condições de seca com intensidades variando de fraca a extrema. Segundo os dados de SPEI(2) do “Global Drought Monitor”, que considera séries históricas de precipitação e temperatura, estimamos que esta é a seca mais intensa em pelo menos 60 anos.

Áreas Agroprodutivas Afetadas

Os municípios de Jaciara, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger apresentaram de 60% à 80% da sua área agroprodutiva pertencente ao pantanal afetada pela seca no mês de julho. Por sua vez, os municípios de Barão de Melgaço (39%), Nossa Senhora do Livramento (37%) e Santo Antônio do Leverger (27%) tiveram os maiores percentuais de vegetação natural afetada pela seca.

Queimadas e incêndios florestais

A ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Bioma já ultrapassaram 2.800km2(3), afetando áreas protegidas como o complexo do Pantanal, que é um Patrimônio Mundial, Sítio Ramsar, Parque Nacional e cinco Territórios Indígenas. Apesar da vegetação ter adaptações para resistir ao fogo, os extremos de seca e a recorrência das queimadas tem impactos na biodiversidade florística e fauna, além dos impactos da fumaça na saúde humana.

 

A partir do mês de Junho, observa-se um aumento de mais de 10x  no número de focos de calor(4) nas Formações Florestais e áreas sazonalmente inundadas.  Ao todo já são mais de 16 mil focos de calor no Bioma.

 

 

1 Cemaden. 2Vicente-Serrano et al.  J. Hydrometeor. (2010) 11 (4): 1033–1043.   3 MODIS MDC61A1.   4 VIIRS.

 

REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco:
secas@cemaden.gov.br, griif@cemaden.gov.br 
http://terrama.cemaden.gov.br/griif/mapfire/monitor/

 

Confira também

MONITORAMENTO DE SECAS E IMPACTOS NO BRASIL – SETEMBRO/2021

A. ÍNDICE INTEGRADO DE SECA (IIS) PARA O BRASIL:  SETEMBRO/2021 Índice Integrado de Seca (IIS) …