Capa » Noticias » Evento reúne cientistas nacionais e internacionais para discutir sobre pesquisas e métodos para organização de dados de desastres socioambientais

Evento reúne cientistas nacionais e internacionais para discutir sobre pesquisas e métodos para organização de dados de desastres socioambientais

Nesta semana, cientistas nacionais e internacionais discutirão as metas e estratégias para diminuir o risco de desastres – conforme o acordo internacional firmado no Marco de Ação do Sendai 2015-2030 – e sobre a importância bancos de dados de ocorrências de desastres. Esse encontro ocorrerá no 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres (BRAHVE), no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), entre os dias 6 e 8 de junho. Organizado pelo Cemaden, com financiamento do CNPq e apoio da UNESP – Faculdade de Engenharia Ambiental e da Rede Clima. A programação prevê palestras, discussões de grupos de trabalho temáticos e uma sessão especial de exposições de pesquisa. 

 

 O 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres – BRAHVE (1st Brazilian Workshop on Assessment of Hazards, Vulnerability, Exposure and Disaster Risk Reduction) prevê a participação de mais de 300 pessoas entre pesquisadores, professores, estudantes, defesas civis, profissionais e especialistas da área de gestão de risco de desastres socioambientais. Entre os objetivos, está a articulação de parcerias entre as instituições nacionais e internacionais para ampliar pesquisas científicas multidisciplinares

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – o workshop conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  e será realizado entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, no  auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O evento reunirá cientistas do Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México e Estados Unidos.

 

Programação e palestrantes

Dentro da programação do workshop, no período da manhã, ocorrerão palestras e mesas-redondas que abordarão conhecimentos científicos sobre a Gestão de Risco de Desastres (GRD) em países latinoamericanos, além de informações sobre Banco de Dados de ocorrência de desastres. No período da tarde, ocorrerão as discussões dos Grupos de Trabalhos em salas de reuniões do Parque Tecnológico. Simultaneamente, ainda na parte da tarde, serão apresentadas pesquisas e exposição de  pôsteres dos trabalhos científicos inscritos e selecionados.

A  abertura do evento, no dia 6 de junho, entre as autoridades, pela coordenadora de Relações Institucionais e diretora substituta, Regina Alvalá,  com a presença da Dra. Lucianara Fonseca,  representante do Ministério das Relações Exteriores, e a palestra do professor  Andrés Velásquez,  Engenheiro Geólogo do Observatório Sismológico da Colômbia, coordenador de Desenvolvimento do Sistema DesInventar.

Ainda, na parte da manhã, haverá a mesa-redonda para apresentar, avaliar e compreender as dimensões do risco de desastres. Farão parte dessa mesa-redonda, o climatologista Carlos Nobre (INCT para Mudanças Climáticas/MCTIC-Brasil), a pesquisadora argentina Jesica Viand ( Universidade de Buenos Aires), a pesquisadora Norma Valencio (vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres da Universidade Federal de São Carlos) e o pesquisador Airton Bodstein de Barros (professor titular da Universidade Federal Fluminense).

No dia 7 de junho, na parte da manhã, a segunda mesa-redonda discutirá sobre o Marco de Sendai, Cidades Resilientes e adaptação a mudanças climáticas. Esta mesa contará com a presença de Alonso Brenes Torres (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales -Costa Rica), Santiago Uribe (diretor de Resiliência da Cidade de Medellín –Colômbia);  Nayibe Jimenez (Corposso – Colômbia) e  Fernando Briones Gamboa  (Consortium for Capacity Building, INSTAAR, University of Colorado – Boulder- Estados Unidos).

A terceira mesa-redonda debaterá sobre os estudos de avaliação de danos, metodologias de avaliação e experiências com o uso da plataforma DesInventar, assim como o relatório global – GAR (Global Assessment Report). Farão parte desse mesa-redonda o pesquisador  Eduardo Pinheiro (diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR), o engenheiro geólogo Andrés Velásquez (Corposso- Colômbia) e a pesquisadora Viviana Muñoz (Cemaden).

Dentro da programação, nos dias 6 e 7, no período da tarde, os Grupos de Trabalho – compostos por representantes de instituições de pesquisa, universidades, defesas civis e entidades governamentais – debaterão três assuntos : Pesquisa em Risco de Desastres e Indicadores de Risco; Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 e Treinamento em Bases de Dados Sobre Ocorrência de Desastres.

Na manhã do dia 8 de junho haverá uma quarta mesa-redonda intitulada “Novos olhares para Velhos desafios”, que contará com a presença de Lutiane Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Rejane Lucena (Universidade Federal de Pernambuco), Tulius Dias Nery (Cemaden), Liana Anderson (Cemaden), Mário Freitas (Universidade do Estado de Santa Catarina) e a participação virtual de Ben Wisner (University College London), que divulgará o lançamento do e-book “Reduction of Vulnerability to Disasters: from Knowledge to Action”, organizado em parceria com os pesquisadores Victor Marchezini, Luciana Londe e Silvia Saito (Cemaden).

No encerramento serão apresentados os resultados das discussões dos Grupos de Trabalho, uma síntese da sessão especial “Ciência, Risco e Desastres”.

Mais informações sobre toda a programação estão disponibilizadas no site do evento, dentro do portal do Cemaden, link:

http://www2.cemaden.gov.br/programacao-do-i-workshop-brasileiro-de-avaliacao-de-ameacas-vulnerabilidades-exposicao-e-reducao-de-risco-de-desastres/

Lançamento do novo site do Cemaden Educação e da Campanha #AprenderParaPrevenir

Na abertura do evento está previsto o lançamento da nova plataforma virtual do Projeto Cemaden Educação (http://educacao.cemaden.gov.br/ ). Esse site traz conteúdos pedagógicos, informativos e interatividade para a educação em redução de riscos de desastres, oferecendo maior facilidade para navegação dos usuários como comunidades escolares, defesas civis e todos interessados em redução de riscos de  desastres (RRD) a partir da abordagem da ciência cidadã.

Também será lançada a 2ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

A Campanha é um convite para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD).

Nesta 2ª edição, a campanha abre espaço para que escolas e defesas civis de todo o país divulguem suas ações educativas em/com comunidades escolares em duas categorias: projetos realizados ou novas propostas.

Mais informações sobre a campanha – e formulário para as inscrições previstas no período de 6 de junho até o dia 29 de setembro de 2017 estão disponibilizadas no link:

http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017

Informações gerais sobre o evento

Mais informações sobre  o 1° BRAHVE (Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres) podem ser acessadas pelo link :

http://www2.cemaden.gov.br/i-workshop-brasileiro-de-avaliacao-de-ameacas-vulnerabilidades-exposicao-e-reducao-de-risco-de-desastres/

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …