Capa » Noticias » Evento internacional discutirá gestão e indicadores de risco de desastres socioambientais

Evento internacional discutirá gestão e indicadores de risco de desastres socioambientais

O 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres  ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, em São José dos Campos (SP) e está sendo organizado pelo Cemaden. Além da participação de renomados cientistas do Brasil, estão confirmados palestrantes da Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Panamá.

Com o objetivo de discutir a estratégia nacional para construir uma agenda de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em gestão de riscos e respostas a desastres para os próximos 15 anos, o 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres (BRAHVE) reunirá renomados cientistas nacionais e internacionais como palestrantes, além de promover discussões em grupos de trabalhos, envolvendo diversas instituições que trabalham com o tema.

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o evento (1st Brazilian Workshop on Assessment of Hazards, Vulnerability, Exposure and Disaster Risk Reduction) ocorrerá entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

Na programação, no período da manhã estão previstas mesas-redondas com a participação de palestrantes convidados de diversas instituições do Brasil, da Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos e Panamá.  Os palestrantes convidados apresentarão, nas mesas-redondas, os avanços científicos sobre a  Gestão de Risco de Desastres (GRD) em seus países, bem como conhecimentos sobre bancos de dados de ocorrência de desastres socioambientais.

Na parte da tarde, ocorrerão reuniões com Grupos de Trabalho que discutirão três temas: Pesquisa em Risco de Desastres e Indicadores de Risco; Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 e Treinamento em Bases de Dados Sobre Ocorrência de Desastres. Esses grupos de discussões serão compostos por representantes de instituições de pesquisas, universidades, Defesas Civis, entidades públicas governamentais nacionais e internacionais.

Espera-se, ainda, que o workshop seja uma oportunidade para articular parcerias de pesquisa entre grupos nacionais e internacionais para estudos multidisciplinares, abordando risco de desastres, especialmente em América Latina e o Brasil. Terá, também,  o objetivo de desenvolver capacidades locais para a construção de bancos de dados de ocorrência de desastres.

Mais informações sobre o 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres  (BRAHVE), estão disponibilizadas no site do evento, pelo link:  http://www2.cemaden.gov.br/i-workshop-brasileiro-de-avaliacao-de-ameacas-vulnerabilidades-exposicao-e-reducao-de-risco-de-desastres/

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …