Capa » Noticias » Evento fará avaliação dos alertas do Cemaden em Santa Catarina

Evento fará avaliação dos alertas do Cemaden em Santa Catarina

No próximo dia 12 de março, será realizado o I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden, na Universidade do Sul, em Palhoça, no estado de Santa Catarina, para debater sobre o conteúdo, tempestividade (ou tempo apropriado) e disseminação dos alertas emitidos pelo Cemaden, a partir da experiência das defesas civis catarinenses.

Organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pela Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, na programação do seminário está prevista a sessão “Espaço de Diálogos”, destinada aos participantes que queiram compartilhar seu relato sobre o uso dos alertas nas ações de prevenção e resposta em seus municípios. Também, serão abordadas as aplicações dos dados da rede observacional do Cemaden nas ações de monitoramento de risco de desastres.

Na abertura do evento, será feita  exposição sobre “O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres” pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, além das abordagens sobre o processo de elaboração de alertas, pelo coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi. Também, serão apresentados tópicos sobre o sistema de alerta e  os usuários  pelos pesquisadores e tecnologistas do Cemaden.

Em abril de 2017, foi realizado o I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden, em São José dos Campos (SP). Ao final desse evento, diante do alto nível das discussões realizadas, lançou-se a ideia de se realizar eventos estaduais, com o objetivo de realizar consultas e análises, localmente, junto  aos usuários dos alertas. A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina aceitou prontamente o desafio e, em parceria com o Cemaden, promoverá o I Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Cemaden. Com esses eventos, espera-se  estreitar as relações da  instituição com os usuários, além de aperfeiçoar o sistema de alerta do Cemaden.

Mais informações sobre a programação, inscrições para o seminário – bem como a apresentação das experiências – podem feitas no site do evento: https://www.even3.com.br/cemaden

(Fonte : Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …