Capa » Noticias » Estudantes da USP de Lorena visitam o Cemaden

Estudantes da USP de Lorena visitam o Cemaden

Uma comitiva de 16 estudantes e professores da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EEL- USP), de Lorena (SP), realizou uma visita técnica, no último dia 30 de outubro, ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – com o objetivo de  conhecer os trabalhos de monitoramento, emissão de alertas  e  de pesquisas na área de desastres geo-hidrológicos, dentro das atividades acadêmicas da disciplina “Climatologia Aplicada”.

Os estudantes são  4º ao 6º anos do Curso de Engenharia Ambiental,   da Escola de Engenharia de Lorena, única unidade da USP no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Conheceram a Sala de Situação (Operação) do Cemaden, onde é feito o monitoramento dos 958 municípios, considerados prioritários para o acompanhamento das áreas de riscos de desastres geo-hidrológicos. Foram dadas informações técnico-científicas pelos tecnologistas das áreas de Hidrologia, Meteorologia, Geologia e de Desastres, com abordagens sobre os processos de emissão de alertas e do funcionamento da rede observacional para o monitoramento. Também, assistiram a palestra do pesquisador do Cemaden, Christopher Cunningham, relacionada à linha de pesquisa sobre potencial aplicação  de metodologias para previsões,  os  veranicos extremos na Região Sudeste do Brasil, bem como as previsões da seca do semiárido.

 A visita técnica foi organizada pela analista Selma Santos, da área de Relações Institucionais do Cemaden, por solicitação da docente Danúbia Caporusso Bargos, do curso de Engenharia Ambiental da USP de Lorena, que  também acompanhou a comitiva.

 (Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …