Capa » Noticias » Estudantes da Fatec de Jacareí visitam o Cemaden

Estudantes da Fatec de Jacareí visitam o Cemaden

(Foto: Ascom/Cemaden)

 

Uma comitiva composta por 17 pessoas, integrada por estudantes, servidores e por docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), do município de Jacareí (SP), esteve em visita técnica no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na manhã desta quinta-feira (25), conhecendo a Sala de Situação e a rede observacional da instituição.

Os estudantes cursam Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Fatec de Jacareí e foram recebidos pelo coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi, que explicou sobre o monitoramento dos 958 municípios e como se processa a emissão de alertas de risco de desastres de inundações e deslizamentos. Na Sala de Situação, o tecnologista da área de Hidrologia, Leandro Casagrande, explicou sobre o processo de decisão para a emissão de alertas de risco de desastres e o sistema de monitoramento das áreas de risco.

A comitiva da Fatec também conheceu um modelo da PCD-Geo – um dos tipos de equipamento da rede observacional do Cemaden – que está instalado dentro do Parque Tecnológico. Receberam explicações do tecnologista de Desenvolvimento da Tecnologia de Informação, Rogério Ishibashi, sobre o funcionamento da Plataforma de Coleta de Dados Geotécnicos (da RedeGeo), com sensores de umidade. Esses equipamentos dão apoio nos estudos geotécnicos sobre os limiares do processo de deslizamentos de encostas, para o aprimoramento da emissão dos alertas. A Rede Geotécnica monitora o deslocamento, chuva e umidade do solo em encostas urbanas e tem a capacidade de fornecer dados em tempo real.

A programação da visita foi organizada pela analista Selma Santos, da área de Relações Institucionais do Cemaden,  atendendo a solicitação  da professora do curso da Fatec, Rita von Randow, que acompanhou os estudantes. A Fatec de Jacareí, representada por essa docente, participou da Mostra Científica, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Vale do Paraíba expondo o projeto de monitoramento , desenvolvido com pluviômetros artesanais. Organizada pelo Cemaden Educação e diversas instituições da região, a mostra ocorreu em São José dos Campos (SP), no Parque Vicentina Aranha, no último dia 18 de outubro.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

(Foto: Ascom/Cemaden)

 

(Foto: Ascom/Cemaden)

 

(Foto: Ascom/Cemaden)
(Foto: Ascom/Cemaden)

 

(Foto: Ascom/Cemaden)

 

(Foto: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …