Capa » Estrutura física e organizacional do Cemaden

Estrutura física e organizacional do Cemaden

O Cemaden iniciou sua operação em regime ininterrupto, 24 horas por dia, no dia 02 de dezembro de 2011, em instalações cedidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também vinculado ao MCTI, no município de Cachoeira Paulista/SP.

Em dezembro de 2011, foi inaugurada a Sala de Situação do Cemaden, com capacidade para 25 especialistas, que dispõe de videowall, gabinete de crise com sistema de telepresença, modernos computadores e sistema de emergência para fornecimento de energia elétrica.

Salasituacaocachoeira
Sala de Situação do Cemaden – Cachoeira Paulista/SP

As condições meteorológicas e ambientais causadoras de desastres são acompanhadas, em tempo real, nessa Sala de Situação do Cemaden, por meio de um software de visualização de desenvolvimento próprio. A equipe de operação composta por geólogos, geomorfólogos, hidrólogos, especialistas em desastres naturais, meteorologistas, entre outros profissionais, analisa as situações climáticas e as áreas de risco de ocorrência de desastres. A partir da análise multidisciplinar dos dados, é possível decidir a necessidade de envio de alertas de desastres naturais para os municípios monitorados, sempre com a maior antecedência e precisão possíveis.

A Sala de Situação conta, também, com Gabinete de Crise, que está interligado ao Cenad/MI, auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil.

No primeiro semestre de 2014, a sede do Cemaden passou a funcionar em instalações provisórias dentro do Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP, com a estrutura administrativa e também com a Sala de Situação. Essa estrutura está interligada, diretamente por sistema de videoconferência, com a Sala de Situação do Cemaden de Cachoeira Paulista/SP.

_MG_0752
Sala de Situação do Cemaden – São José dos Campos

Com o ingresso da nova equipe de servidores efetivados por concurso público, a partir de setembro/2014, a estrutura organizacional está se consolidando, com as equipes de pesquisadores, tecnologistas e analistas. Está prevista a construção da nova sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A seguir, são apresentadas a estrutura organizacional básica do Cemaden e suas competências:

  • Diretoria,
    •  Coordenação de Administração,
    •  Coordenação de Relações Institucionais;
  • Coordenação-Geral de Operações e Modelagens,
    • Divisão de Monitoramento e Alertas;
  • Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento,
    • Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados.

Coordenação-Geral de Operações e Modelagens (CGOM)

Entre as competências da Coordenação-Geral de Operações e Modelagens está a de propor metas e indicadores relacionados à modelagem dos sistemas de análise de dados e da informatização avançada no setor, garantindo a operação contínua, ininterrupta e a qualidade dos serviços.

É responsável por avaliar, desenvolver e implementar novas tecnologias dentro do sistema de telecomunicações, para aprimorar a eficácia da disseminação de alertas e informações de desastres naturais.

A Divisão de Monitoramento e Alertas tem a responsabilidade de monitorar em regime contínuo as condições hidrometeorológicas e os possíveis impactos socioambientais, com o intuito de elaborar, nos casos em que se julgar necessário, alertas de desastres naturais com o maior detalhamento espacial e temporal possível. Esses alertas são repassados ao Cenad, e este, por sua vez, repassa os alertas aos estados e municípios. Dessa forma, a Divisão de Monitoramento e Alertas do Cemaden subsidia o trabalho da Defesa Civil, evitando a perda de vidas humanas, com a função de mitigar os impactos negativos dos fenômenos naturais.

_MG_0654
Sala de Operações e Modelagens (Monitoramento)

Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (CGPD)

Compete à Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento coordenar, avaliar, propor metas e indicadores e definir as linhas prioritárias de pesquisa para o cumprimento dos objetivos do Cemaden.

As pesquisas e os desenvolvimentos tecnológicos realizados têm por objeto os tipos de desastres naturais que ocorrem no país e na América do Sul, buscando soluções integradas (combinação de observações e modelagem) em gestão de riscos de desastres naturais no tocante a alertas. São insumos a essas pesquisas e desenvolvimentos os resultados de modelos numéricos de previsões do tempo, de clima sazonal e de cenários de mudanças climáticas, diretamente relacionados com os desastres naturais.

A Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados acompanha a implementação de estratégias e procedimentos adotados para a execução dos programas de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pelo Cemaden e gerencia e promove ações de disseminação dos estudos e artigos científicos produzidos.

_MG_0306

Coordenação de Relações Institucionais (CRI)

Responsável por coordenar ações de articulação e de representação institucional, a Coordenação de Relações Institucionais estabelece e gerencia acordos de parcerias técnicas, convênios, e outros instrumentos de cooperação entre o Cemaden e as diversas instituições internacionais e nacionais das esferas federal, estadual, municipal, bem como com organizações privadas e não-governamentais.

Todas as parcerias estão voltadas ao monitoramento e intercâmbio de informações relacionadas a desastres naturais, visando desenvolver as ações e atingir as metas, de forma a contribuir científica e tecnicamente para o cumprimento da missão do Cemaden.

A essa Coordenação cabe também supervisionar a participação e a realização de eventos e a divulgação e a comunicação social, de forma a viabilizar ações de responsabilidade social, envolvendo atividades e projetos de inclusão social, difusão científica, promoção do aumento da percepção de risco de desastres naturais.

As ações da Coordenadoria de Relações Institucionais devem se vincular na atuação em rede do Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, incluindo a educação ambiental e a implementação de política aberta de disseminação de dados e informações sobre meio ambiente e desastres naturais.

Coordenação de Administração (CAD)

A Coordenação de Administração do Cemaden é responsável pelo planejamento administrativo anual da Instituição, pela execução orçamentária e pelo controle físico-financeiro de seu orçamento. Tem a responsabilidade de desenvolver metodologias de execução de rotinas administrativas de forma a possibilitar alcançar a padronização e a otimização dos resultados das atividades.

Com base na missão e na visão do Cemaden, a Coordenação Administrativa elabora e implementa o planejamento estratégico, gerindo recursos organizacionais, sejam materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos, garantindo boa gestão dos recursos públicos.

Oferece apoio para criar uma cultura organizacional, direcionando ao desenvolvimento da liderança, estabilidade, flexibilidade e inovação. Para isso, também organiza, de forma sistêmica, os setores administrativos e aqueles sob sua responsabilidade, promovendo ações de estímulo, apoio e qualificação do corpo técnico-administrativo.