Capa » Eventos » Educação e Prevenção de Riscos será tema apresentado pelo Cemaden em seminário

Educação e Prevenção de Riscos será tema apresentado pelo Cemaden em seminário

Experiências, ações e atividades pedagógicas, desenvolvidas pelo Projeto Cemaden Educação, serão apresentadas no I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres, nesta quinta-feira (25), para profissionais da Defesa Civil e educadores da rede de ensino do Estado de São Paulo.

O Projeto Cemaden Educação, uma iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  apresentará suas experiências e propostas pedagógicas desenvolvidas com escolas e comunidades no Estado de São Paulo, durante  o I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco de Desastres.   O evento será realizado nesta quinta-feira (25), no Auditório Ulysses Guimarães, do Palácio do Governo de São Paulo e tem como público alvo  educadores da rede estadual de ensino e  profissionais da Defesa Civil.

O seminário é promovido pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Casa Militar do Gabinete do Governador – pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo – e  com a Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (USAID/OFDA). O evento abordará o papel da educação na redução de desastres com o objetivo de  incentivar a reflexão da comunidade escolar sobre a temática, bem como aproximar as  práticas pedagógicas  adotadas pelos docentes  à realidade no âmbito da redução de riscos de desastres.

Na temática do Painel 4 “Comunidades de práticas na Escola” do Seminário, a coordenadora do Projeto Cemaden Educação,  pesquisadora Rachel Trajber, apresentará o tema “Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres”, seguida de duas  experiências e práticas pedagógicas dos professores Shirley Monteiro, Daniel Messias dos Santos e Débora Olivato,  relacionados com projetos   realizados em escolas dos municípios de Cunha, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba,  respectivamente.

As atividades de iniciação científica no ensino médio com o uso de tecnologias da informação e comunicação do Projeto Cemaden Educação podem ser acessadas  em   http://educacao.cemaden.gov.br/  ou pelo portal do Cemaden http://www.cemaden.gov.br/cemaden-educacao/ em Projetos e Programas ou Projetos Participativos.

Confira também

Diretor do Cemaden realiza palestra sobre gestão de riscos de desastres na universidade do Pará

“O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres …