Capa » Eventos » Educação e Prevenção de Riscos será tema apresentado pelo Cemaden em seminário

Educação e Prevenção de Riscos será tema apresentado pelo Cemaden em seminário

Experiências, ações e atividades pedagógicas, desenvolvidas pelo Projeto Cemaden Educação, serão apresentadas no I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres, nesta quinta-feira (25), para profissionais da Defesa Civil e educadores da rede de ensino do Estado de São Paulo.

O Projeto Cemaden Educação, uma iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  apresentará suas experiências e propostas pedagógicas desenvolvidas com escolas e comunidades no Estado de São Paulo, durante  o I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco de Desastres.   O evento será realizado nesta quinta-feira (25), no Auditório Ulysses Guimarães, do Palácio do Governo de São Paulo e tem como público alvo  educadores da rede estadual de ensino e  profissionais da Defesa Civil.

O seminário é promovido pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Casa Militar do Gabinete do Governador – pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo – e  com a Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (USAID/OFDA). O evento abordará o papel da educação na redução de desastres com o objetivo de  incentivar a reflexão da comunidade escolar sobre a temática, bem como aproximar as  práticas pedagógicas  adotadas pelos docentes  à realidade no âmbito da redução de riscos de desastres.

Na temática do Painel 4 “Comunidades de práticas na Escola” do Seminário, a coordenadora do Projeto Cemaden Educação,  pesquisadora Rachel Trajber, apresentará o tema “Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres”, seguida de duas  experiências e práticas pedagógicas dos professores Shirley Monteiro, Daniel Messias dos Santos e Débora Olivato,  relacionados com projetos   realizados em escolas dos municípios de Cunha, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba,  respectivamente.

As atividades de iniciação científica no ensino médio com o uso de tecnologias da informação e comunicação do Projeto Cemaden Educação podem ser acessadas  em   http://educacao.cemaden.gov.br/  ou pelo portal do Cemaden http://www2.cemaden.gov.br/cemaden-educacao/ em Projetos e Programas ou Projetos Participativos.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …