Capa » Noticias » Diretor do Cemaden realiza palestra sobre gestão de riscos de desastres na universidade do Pará

Diretor do Cemaden realiza palestra sobre gestão de riscos de desastres na universidade do Pará

“O Papel do Cemaden no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais” foi o tema da palestra realizada hoje (09), na parte da manhã, pelo diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no campus de Santarém (PA).

A palestra foi promovida  pelo curso de Ciências Atmosféricas da universidade e organizada pelos professores Cintya de Azambuja Martins, Rodrigo da Silva, Julio Tóta e Gabriel Brito Costa, atual coordenador do Bacharelado de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

Dirigida à comunidade acadêmica e ao público em geral, o evento teve o objetivo de  divulgar a importância de se ter uma boa previsão de eventos extremos e desastres naturais, bem como conhecer a atuação do Cemaden em disseminar conhecimentos sobre a prevenção de acontecimentos de eventos extremos de grande escala que afetam a região amazônica.

O Cemaden realiza atividades de monitoramento e disseminação de alertas em regime ininterrupto (24 horas por dia), monitorando 958 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais.  Desenvolve também a capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.Paralelo ao monitoramento contínuo e ininterrupto, o Cemaden gera produtos e relatórios periódicos, os quais subsidiam tomadas de decisão de diferentes órgãos do governo federal. Esses relatórios são : diários de Previsão de Risco Geo-hidrológico; quinzenais sobre as condições de seca, e seus impactos, no Semiárido brasileiro, além dos relatórios semanais, analisando os níveis dos grandes reservatórios nacionais, dedicados à geração de energia elétrica e abastecimento humano.

Sobre o diretor

Osvaldo Moraes é doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da State University of New York (SUNY). É professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ocupa o cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Representante brasileiro no Comitê de Especialistas de Meteorologia do Mercosul para a criação do Centro de Meteorologia do Mercosul, atua na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia. O pesquisador foi coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia e em Física da UFSM.

(Fonte : Ascom-Cemaden com Ascom-Ufopa)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …