Capa » Noticias » Diretor do Cemaden é reconduzido ao cargo para mais quatro anos

Diretor do Cemaden é reconduzido ao cargo para mais quatro anos

O diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes, foi reconduzido ao cargo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para um período de quatro anos, conforme publicação de hoje (06 de janeiro de 2020) no Diário Oficial da União de Nº 03.

A recondução ao cargo de diretor do Cemaden foi o resultado do processo conduzido pelo Comitê de Busca, instituído pela Portaria MCTIC nº 6.646, de 21 de dezembro de 2018 (publicado no DOU em 26.12.2018). No processo, a  apresentação pública do Memorial e Plano de Trabalho e as entrevistas individuais dos candidatos ao cargo foram realizadas pelo Comitê de Busca no dia 30 de abril do ano passado, no Parque Tecnológico em São José dos Campos (SP). A indicação técnica dos nomes da lista tríplice foi encaminhada pelo comitê ao ministro Marcos Pontes.

Osvaldo Moraes é diretor do Cemaden desde julho de 2015, quando o Cemaden era instituição integrante de uma secretaria do MCTIC. Em 18 outubro de 2016, pelo Decreto nº 8.877, o Cemaden foi declarado Instituição Científica e Tecnológica (ICT), passando a ser unidade de pesquisa integrante do MCTIC. No vencimento do mandato do cargo de diretor, como ocorre em outras unidades de pesquisa do ministério, foi instituído o Comitê de Busca para subsidiar o Ministro na escolha de diretor para o Cemaden.

Osvaldo Luiz Leal de Moraes possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado no Atmospheric Sciences Research Center da SUNY. Foi diretor de Política e Programas Temáticos da SEPED/MCTI e atuou como professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Ocupou o cargo de diretor científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Foi Coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE de 2011 a 2013 e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2009-2011). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM e o Programa de Pós-Graduação em Física da mesma Universidade. Foi membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, orientador externo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade de São Paulo. Coordenou o Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq (2009-2010). É o representante Brasileiro do Comitê de Especialistas de Meteorologia do Mercosul para a criação do Centro de Meteorologia do Mercosul. Sua experiência é na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia.

Fonte: Ascom/Cemaden

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …