Capa » Noticias » Desastres naturais será um dos temas discutidos na conferência internacional sobre mudanças climáticas

Desastres naturais será um dos temas discutidos na conferência internacional sobre mudanças climáticas

A conferência será aberta nesta quarta-feira, em São Paulo e se estenderá até sexta-feira, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que discutirão treze temas integradores sobre mudanças climáticas, entre eles, Desastres Naturais e Cenários Climáticos para Estudos IVA.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – promoverão a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas ( INCT-MC), nos próximos dias 28 a 30 de setembro, no Espaço Apas, Centro de Convenções, no Alto da Lapa, na capital de São Paulo. O evento tem apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O chefe de Pesquisas e Produtos Integrados do Cemaden, climatologista José Marengo, coordenador da organização do evento, informou que a novidade nessa conferência internacional é a integração das ciências naturais, sociais e as tecnologias, referentes ao sensoriamento remoto.

“Os resultados da conferência contribuirão para oferecer subsídios científicos e tecnológicos para a tomada de decisões, aplicadas nas políticas ambientais e nos desafios para o desenvolvimento sustentável.”, enfatiza o climatologista José Marengo. Entre os aspectos importantes que ele considera na abordagem sobre mudanças climáticas estão a intensidade dos impactos e os efeitos na humanidade:   “ Os impactos das mudanças climáticas serão maiores quanto maior for o aquecimento global. E esses impactos provocados pelos extremos climáticos afetarão, principalmente, os sistemas de saúde, alimentação e energético da população mundial.”

Durante a conferência, serão abordados pelos cientistas nacionais e internacionais, também, os modelos do sistema climático, geossensores para medir a concentração de gases de efeito estufa e o sistema de prevenção de desastres naturais.

Mais informações sobre a Conferência Internacional do INCT para Mudanças Climáticas podem ser obtidas pelo site http://www.fapesp.br/eventos/inct/sobre.

 

(Assessoria de Comunicação do Cemaden – Maria Rosário Orquiza)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …