Capa » Noticias » Defesas civis municipais participam do Projeto ELOS para o fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres

Defesas civis municipais participam do Projeto ELOS para o fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres

(Foto :Defesa Civil Municipal de São Luiz do Paraitinga (SP)

Lançado no último dia 18 de fevereiro, o Projeto ELOS, em poucos dias, já tem a adesão de cerca de 500 defesas civis municipais, no preenchimento do formulário online, informando as necessidades e capacidades das estruturas dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil.

O Projeto ELOS é desenvolvido pela a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) – por meio de cooperação internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A coleta e análise das informações e dados do Projeto ELOS serão feitas por equipe de pesquisadores do Cemaden, aplicando metodologias científicas. A partir do diagnóstico das necessidades e capacidades, o projeto visa elaborar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros.

As defesas civis municipais que já preencheram o questionário online são, principalmente, dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Espírito Santo.

“Estamos contentes com a mobilização e o apoio ao projeto, mas desejamos ampliar ainda mais nosso alcance. Precisamos de apoio das defesas civis estaduais, regionais e municipais para fortalecer o Projeto ELOS”, afirma o coordenador do projeto e pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini.

Preenchimento dos formulários: prazo até dia 20 de março

“É importante que as defesas civis municipais participem das diferentes fases do Projeto ELOS a fim de que consigamos um diagnóstico consistente sobre a realidade múltipla do Brasil.”, afirma o pesquisador do Cemaden, Marchezini e enfatiza: “A partir disso, poderemos apresentar estratégias mais efetivas para o fortalecimento da política nacional”.

O questionário online pode ser respondido pelo responsável do órgão municipal de proteção e defesa civil, até dia 20 de março de 2021.

Os formulários para preenchimento pelos responsáveis das defesas civis municipais estão disponibilizados no link:: https://forms.gle/dVrqNVanZchT6pzx9

Para assistir o lançamento do Projeto ELOS e a apresentação feita pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, pode acessar o link :  https://youtu.be/hbB_taslEIk

Mais informações sobre o Projeto ELOS: https://youtu.be/J0rQrVLLSQI

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …