Capa » Noticias » Defesa Civil e vereador de Resende visitam o Cemaden

Defesa Civil e vereador de Resende visitam o Cemaden

O presidente da Comissão Permanente da Defesa do Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Resende (RJ),  vereador Reginaldo Paulo da Silva,  conhecido por Reginaldo Engenheiro Passos (nome político assumido pela cidade de origem) – acompanhado do diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano –  visitou, nesta última quarta-feira (24),  o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP).

A visita foi solicitada pelo vereador para conhecer e compreender as demandas climáticas, instrumentação, monitoramento e dados observacionais. Com atuações na área de voluntariado como bombeiro e de grupo de busca e salvamento, o vereador teve o objetivo de levantar informações técnico-científicas para embasamento nos trabalhos da comissão legislativa e encaminhamentos de projetos para o município de Resende.

A recepção foi feita pelo coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi e a apresentação institucional  pelo coordenador substituto de Relações Interistitucionais, Carlos Frederico de Angelis.  A parte técnica sobre recursos das tecnologias da informação para o monitoramento,  dados operacionais e Rede Observacional foram apresentadas pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados, Eduardo Luz e pelo tecnólogo em sistemas de desenvolvimento, André Ivo.

O diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano apresentou ao Cemaden a estrutura da Defesa Civil de Resende, as áreas de risco e as ações de prevenção de risco de desastres.

A programação das palestras e apresentações  foram organizadas pela analista em ciência e tecnologia, Selma Santos, das Relações Interistitucionais do Cemaden.

A comitiva visitou, também, a Sala de Situação do Cemaden e recebeu explicações do tecnologista Juliano Oliveira Coelho , sobre o processo de monitoramento e emissão de alertas geo-hidrometeorológico, para os 958 municípios prioritários com áreas de risco de desastres.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …