Capa » Noticias » Defesa Civil do ES realiza visita técnica no Cemaden

Defesa Civil do ES realiza visita técnica no Cemaden

 

Com o objetivo de aprimorar as parcerias técnicas no sistema de alertas de risco de desastres, uma equipe da Defesa Civil Estadual  do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Vitória realizou uma visita técnica na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP). Na programação, as  apresentações técnicas e intercâmbio de informações institucionais possibilitaram o conhecimento mais detalhado do sistema de monitoramento e alertas do Cemaden. As instituições fizeram, também,  abordagens sobre  os desafios e cooperação na manutenção da rede de monitoramento.

O diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes deu as boas-vindas aos visitantes, fazendo uma breve contextualização sobre as atividades de monitoramento, pesquisa e prevenção de riscos de desastres. As oportunidades e desafios das parcerias institucionais foram apresentadas pela coordenadora de Relações Institucionais e diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, além das linhas de pesquisa abordadas pelo coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento, José Marengo.

O chefe do Departamento de Resposta da CEPDEC-ES, da Defesa Civil Estadual, Major Anderson Augusto Guerin Pimenta apresentou o Projeto Alerta ES aos gestores, pesquisadores e tecnologistas do Cemaden, mostrando a rede de monitoramento hidrológico e meteorológico do estado e o sistema de suporte à tomada de decisão e emissão de alertas.

O coordenador-geral de Operações e Modelagem, Marcelo Seluchi mostrou o processo de monitoramento e emissão de alertas do Cemaden e em seguida a equipe visitou a Sala de Situação do Cemaden.

No período da tarde, o tecnologista em Extremos Hidrológicos, Alex Ovando Leyton,  apresentou os desafios e a importância dos modelos hidrológicos no monitoramento e emissão de alertas de risco de inundações. Os recursos computacionais e as plataformas de coletas de dados do Cemaden foram apresentadas pelo Chefe da Divisão de Produtos Integrados, Eduardo Fávero Luz e pelo tecnologista de TI e chefe substituto dessa divisão, Rogério Ishibashi.

A programação e articulação da visita foi coordenada pela analista em ciência e tecnologia, Selma Santos. Além do Major Pimenta, Chefe do Departamento da Defesa Civil Estadual do ES, também estiveram na visita técnica o especialista em TI e membro do Departamento de Prevenção da CEPDEC-ES do Corpo de Bombeiros do ES, Tiago Bassini Roriz e o representante da Prefeitura Municipal de Vitória, professor Luiz Henrique Munis de Aquino,  também  pesquisador da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade Batista de Vitória.

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Fotos: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …