Capa » Noticias » Defesa Civil de Volta Redonda realiza visita técnica-científica no Cemaden

Defesa Civil de Volta Redonda realiza visita técnica-científica no Cemaden

dsc00466

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  recebeu a equipe da Defesa Civil do município de Volta Redonda (RJ), em sua sede do Parque Tecnológico em São José dos Campos, com uma programação técnica-científica sobre monitoramento e pesquisas nas áreas geo-hidrológicos.

A equipe de Relações Institucionais do Cemaden organizou uma programação de  reuniões técnicas junto aos coordenadores, pesquisadores e tecnologistas da unidade de pesquisa. As reuniões e apresentações técnicas visaram atender a solicitação de dados para subsidiar o trabalho de mapeamento de áreas de risco que a Defesa Civil está realizando em Volta Redonda.

A comitiva da Defesa Civil foi recebida pela diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, pela Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados, Adriana Cuartas (foto) e pelo coordenador-geral, Marcelo Seluchi, que apresentou a Sala de Situação e o processo de monitoramento das áreas de risco.

Além do processo do monitoramento e emissão de alertas de desastres, conheceram as pesquisas referentes às áreas geodinâmicas e hidrológicas, os recursos computacionais e instrumentais de dados,  bem como as abordagens sobre mapeamento e monitoramento de áreas de risco de movimentos de massa e deslizamentos, apresentados pelos coordenadores, pesquisadores e tecnologistas do Cemaden.

A visita  ocorreu na semana passada (13), com presença do coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda Cap. BM Rafael Edgard Champion Barreto e dos membros da Defesa Civil : José Rogério dos Santos e dos Sargentos BM Leandro Cesar Rezende Chaves   e Walber Vital Toledo.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …