Previsão Climática Sazonal

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal - GTPCS/MCTI

Responsável Científico desta Edição: Dr. Marcelo Seluchi - CEMADEN/MCTI

RELATÓRIO
22
Setembro 2015

Resumo das Condições Climáticas

Durante o mês de agosto, o fenômeno El Niño continuou se intensificando na região equatorial do Oceano Pacífico, com anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) que excederam 3°C em torno da longitude 120°W. O forte déficit pluviométrico observado na maior parte das Regiões Norte e Nordeste pode ser atribuído, parcialmente, à influência deste fenômeno. Ainda no decorrer do mês de agosto, o estabelecimento de um sistema anômalo de alta pressão atmosférica adjacente à costa leste da América do Sul manteve a atividade frontal concentrada ao sul do Brasil, causando baixa pluviometria e temperaturas elevadas no centro-sul do País.

Previsão Climática para o Trimestre OND/2015

previsão por consenso para o trimestre outubro,novembro e dezembro de 2015 (OND/2015) indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte da Região Norte, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas ao Tocantins, respectivamente para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica. Esta previsão também se aplica ao norte, oeste e centro da Região Nordeste. A previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica no centro-sul da Região Sul, com probabilidades de 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para a região que compreende o sul dos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Paraná e o nordeste de Santa Catarina, a previsão por consenso indica maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal climatológica, a saber: 35%, 40% e 25% para as categorias acima, dentro abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. A análise de campos precursores indica maior probabilidade de que ocorra o início tardio do período chuvoso na grande área central do Brasil, possivelmente entre meados de outubro e início de novembro.A previsão por consenso indica temperaturas variando em torno a acima dos valores normais na maior parte do Brasil, no decorrer do referido trimestre.

Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTI, durante a reunião climática realizada nas dependências do CEMADEN/MCTI, em São José dos Campos-SP, com a colaboração do INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no portal do INPE/CPTEC.


clima

Figura da previsão climática por consenso para o trimestre OND/2015

parceiros

Desenvolvido por CEMADEN / MCTI