Previsão Climática Sazonal

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal - GTPCS/MCTI

Responsável Científico desta Edição: Dr. José Marengo - CEMADEN/MCTI

RELATÓRIO
20
Abril 2016

Resumo das Condições Climáticas

O fenômeno El Niño encontra-se em declínio no Pacífico Equatorial, com valores da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) até 2°C mais quentes do que a climatologia em algumas áreas do Pacífico Equatorial. Ressalta-se, contudo, a considerável diminuição do aquecimento anômalo nas camadas subsuperficiais deste oceano, bem como o surgimento e a propagação para leste de uma extensa área de águas subsuperficiais mais frias desde o Oceano Índico até o leste do Oceano Pacífico, entre março e abril corrente. A previsão climática por consenso indica o desenvolvimento da condição de La Niña, com 70% de probabilidade, para o final deste ano. A organização de fracos episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) contribuiu para as chuvas acima da média em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste no final de fevereiro e no decorrer da primeira quinzena de março. Por outro lado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuou ao norte de sua posição climatológica durante março, contribuindo para o déficit pluviométrico em grande parte da Região Nordeste. Ainda assim, ocorreram alguns eventos extremos de precipitação na faixa leste no final de março e na primeira quinzena de abril.

Previsão Climática para o Trimestre MJJ/2016

A previsão por consensopara o trimestre maio a julho de 2016 (MJJ/2016) indica maior probabilidade do total trimestral de chuva ocorrer na categoria abaixo da normal climatológica em parte do semiárido da Região Nordeste, com distribuição de probabilidade de 20%, 35% e 45%, e na faixa leste que vai do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, com distribuição de probabilidade de 25%, 35% e 40%, que correspondem às categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para o nordeste do Amazonas, centro-norte do Pará, Roraima e Amapá, a previsão indica maior probabilidade dos totais pluviométricos no trimestre ocorrerem na categoria dentro da normal climatológica, com distribuição de 25%, 40% e 35% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para a Região Sul, a previsão também indica maior probabilidade na categoria dentro da normal climatológica, porém a distribuição é de 35%, 40% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.

As demais áreas do País (área cinza do mapa) apresentam baixa previsibilidade para o referido trimestre, o que implica igual probabilidade para as três categorias. Ressalta-se o término antecipado da estação chuvosa na grande área central do Brasil, como resultado de um bloqueio atmosférico que predomina na região do Pacífico Sul em abril corrente, bem como no norte da Região Nordeste. A previsão por consenso indica maior probabilidade de temperaturas dentro da normalidade na Região Sul e entre os valores normais e acima da média nas demais áreas do País.

Ressalta-se que padrões de variabilidade intrassazonal podem atuar no início do referido trimestre, no sentido de inibir a ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste, bem como estabelecer o término da estação chuvosa na Região Sudeste. Para este trimestre, a previsão por consenso indica maior probabilidade de temperaturas variando entre valores normais e acima da média em quase todo o País. Destaca-se o aumento climatológico de incursões de massas de ar frio no decorrer do referido trimestre, que podem causar acentuado declínio das temperaturas no centro-sul do Brasil.

Esta previsão foi elaborada pelo GTPCS do MCTI, durante a reunião climática realizada nas dependências do INPE/CPTEC, em Cachoeira Paulista-SP, com a participação de órgãos ligados à área de Meteorologia. A previsão por consenso é baseada na análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas globais e de modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas utilizadas nestas análises e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no portal do INPE/CPTEC.


clima

Figura da previsão climática por consenso para o trimestre MJJ/2016

parceiros

Desenvolvido por CEMADEN / MCTI