Capa » Noticias » Cientista brasileiro Carlos Nobre recebe prêmio internacional pelo trabalho sobre clima e Amazônia

Cientista brasileiro Carlos Nobre recebe prêmio internacional pelo trabalho sobre clima e Amazônia

Foi anunciado, ontem (24), no site da “The Volvo Environment Prize Foundation” o nome do pesquisador e climatologista Carlos Afonso Nobre, como o ganhador do Prêmio Volvo Meio Ambiente para 2016 (Volvo Environment Prize 2016), pelo reconhecimento de sua liderança mundial como pesquisador da Floresta Amazônica e o impacto sobre a biodiversidade e clima.

Na divulgação internacional, o cientista Carlos Nobre foi reconhecido como pioneiro nos esforços para compreender e proteger a Amazônia, considerado um dos ecossistemas mais importantes da Terra. Nos estudos realizados, destacou-se pela sua liderança nas pesquisas  sobre as mudanças climáticas global e as implicações da floresta amazônica no clima mundial. Também foi reconhecido pelos esforços nas políticas nacionais e internacionais e na ciência para a questão da Amazônia.

A premiação destaca o trabalho de Carlos Nobre na orientação e apoio a numerosos jovens cientistas do Brasil e de outros países. Em seu trabalho de pesquisas, realizado sobre os impactos sofridos na floresta tropical, relaciona as alterações climáticas e desmatamento. Presidiu várias comissões científicas e comissões e foi o presidente do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP) de 2006 a 2012. Também é considerado um dos principais cientistas do Sistema Terrestre do mundo, desempenhado um papel importante, ao longo de várias décadas,  na pesquisa sobre a floresta amazônica. Foi reconhecido como um líder na criação e implementação do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), assegurando que os cientistas da América do Sul assumissem o protagonismo das pesquisas.

 Em 2011, foi nomeado secretário de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.. Foi o coordenador do projeto de criação e, posteriormente,  diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Prêmio

Desde 1990, o “Prêmio Ambiental Volvo” se tornou um dos prêmios ambientais mais respeitados do mundo científico, destacando, anualmente, cientistas que se dedicam em iniciativas ambientais e de sustentabilidade.  Um júri – formado por diversos cientistas internacionais – avalia um grupo de cientistas de renome internacional, selecionando para o prêmio anual.

O prêmio é concedido por uma fundação independente, instituída em 1988. A cerimônia do Prêmio anual ocorre em Estocolmo, no mês de novembro. Na cerimônia, participam centenas de convidados de universidades, empresas, setor público e política, para assistirem as premiações e as realizações dos premiados.

Informações sobre  a premiação da Volvo Environment Prize 2016 podem ser obtidas no link  http://www.environment-prize.com.

Confira também

“É preciso discutir com as pessoas sobre as formas de participação social nos sistemas de alerta de risco de desastres”, afirmam pesquisadores do Cemaden

Como implementar sistemas participativos de alerta de desastres socioambientais, centrados nas pessoas, e os desafios …