Capa » Projetos » Projetos Participativos » Ciência Cidadã » Ciência Cidadã “Agrisupport”

Ciência Cidadã “Agrisupport”

Tanto um sistema de previsão de risco de colapso de safras, quanto um sistema de monitoramento da seca agrícola por meio de índices, é bastante desafiador quando se considera as dimensões geográficas da região a ser considerada. No que concerne à região semiárida do Brasil, esta ocupa uma área de aproximadamente 980 km2, a qual inclui 1133 municípios e uma população de 22 milhões de pessoas (12 % da população nacional). A região possui 32% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros (1,6 milhão de propriedades), sendo que 75% delas têm, no máximo, 20 hectares. A região semiárida do Brasil, além de apresentar pelo menos quatro estações distintas de crescimento (associadas às quadras chuvosas), apresenta ainda grande heterogeneidade com relação ao calendário agrícola adotado em diferentes microrregiões, bem como as espécies cultivadas e técnicas de manejo adotadas também variam de local para local.

Com o objetivo de subsidiar um sistema de previsão de risco de colapso de safras para o semiárido brasileiro, desenvolveu-se, dentro do contexto de “ciência cidadã”, uma plataforma de envio e coleta de dados agrícolas, a qual se encontra em fase de implementação. A plataforma desenvolvida permite que extensionistas rurais, e mesmo os agricultores familiares, tenham um envolvimento direto no monitoramento da seca agrícola na região e uma participação pró-ativa no uso e disseminação de dados agrícolas. Tal envolvimento ocorrerá por meio da coleta e envio de informações específicas sobre o cultivar e manejo agrícola, utilizando o aplicativo para telefone celular denominado “Agri-Support”. O aplicativo “Agri-Support”, disponível a priori para o sistema operacional Android, foi desenvolvido em parceria entre o International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Aplicativo Agri-Support
Aplicativo Agri-Support

 

O aplicativo agriSupport pode ser baixado gratuitamente da Play Store. O aplicativo permite que usuários enviem fotos de áreas cultivadas georeferenciadas automaticamente. Os usuários escolhem o tipo da cultura e podem adicionar outras informações sobre o manejo, tais como preparo do solo, tipo de semente, etc. Para mais detalhes siga as instruções do Manual Agri-Support.

Plataforma Agri-Support

Os dados coletados e enviados podem ser visualizados e baixados em arquivo kml. Para acessar a plataforma é necessário realizar o Registro de Usuário