Capa » Noticias » Cemaden recebe visita do ministro Marcos Pontes

Cemaden recebe visita do ministro Marcos Pontes

Foto: Cemaden

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, visitou, nesta quinta-feira (13), a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP). Recepcionado pelo diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, o ministro Pontes conheceu a Sala de Situação, acompanhado dos coordenadores da instituição, da comitiva do ministério e do Parque Tecnológico.

O diretor do Cemaden fez um resumo das atividades, destacando a equipe interdisciplinar com expertise, em diversas áreas, para o monitoramento e pesquisas em desastres naturais. O coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi, apresentou o sistema de monitoramento das chuvas e de risco geo-hidrológico, bem como os tipos de alertas emitidos para risco de desastres. Mostrou, também, o monitoramento hidrológico dos reservatórios e das secas do semiárido, explicando sobre a elaboração de dados de projeções de impactos, os quais subsidiam diversos setores produtivos e ações intergovernamentais.

O ministro Marcos Pontes destacou a importância do trabalho do Cemaden para a prevenção de risco de desastres: “Sabemos o quanto é importante poder contar com uma equipe especializada que acompanha e monitora as situações para preservação da vida.”, afirmou o ministro. Enfatizou, também, a importância das ações integradas entre instituições e comunidades para divulgação da ciência, bem como, no apoio do ministério para produção de manuais que possam levar informações à população.

Entre as autoridades que compunham a comitiva do ministro do MCTIC na visita ao Cemaden, estavam o subsecretário de unidades vinculadas do MCTIC Lorenzo Justo; o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth; o diretor do Parque Tecnológico,  Marco Antonio Raupp e   da  deputada estadual Letícia Aguiar

No final da visita, após cumprimentar cada servidor e colaboradores do Cemaden, o ministro posou para uma foto com todos na frente do prédio do Cemaden.  A equipe de comunicação do MCTIC registrou, em vídeo, o apoio dado pelo ministro para a próxima campanha do Cemaden Educação #AprenderParaPrevenir, dirigida às escolas públicas em todo o Brasil.

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden

Foto: Cemaden

Foto: Cemaden

Foto: Cemaden

Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden
Foto: Cemaden

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …