Capa » Noticias » Cemaden recebe especialistas do Reino Unido para discutir sistema de informações na gestão de risco de desastres

Cemaden recebe especialistas do Reino Unido para discutir sistema de informações na gestão de risco de desastres

 

20160519_150937

Pesquisadores do Centro Interdisciplinar de Metodologias da Universidade de Warwick apresentaram a abordagem sociotécnica para o estudo da informação, utilizando a interligação de dados provenientes de diversas tecnologias, como as mídias sociais, plataformas de informações geográficas colaborativas e de mapeamento geográfico.

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebeu os professores associados do Centro Interdisciplinar de Metodologias da Universidade de Warwick, do Reino Unido, João Porto de Albuquerque e Nathaniel Tkacz, que proferiram palestras sobre metodologias avançadas de processamentos de dados para a gestão de risco de desastres. As palestras fazem parte do Programa Série de Debates “Ciência, Risco e Desastres” do Cemaden.

 

Com formação na área de Ciência da Computação, João Porto de Albuquerque, também é professor associado honorário do Departamento de Sistemas de Computação da Universidade de São Paulo e professor visitante no Instituto de Geografia da Universidade de Heidelberg (Alemanha). Considera a informação geográfica promissora para a compreensão dos problemas das cidades e enfrentamento dos desafios urbanos, principalmente, nas áreas vulneráveis a risco de desastres naturais. Fez um balanço sobre os avanços das tecnologias aplicadas, dando uma visão geral dos resultados dos recentes estudos e futuros desafios, relacionados aos diferentes tipos e usos das Informações Geográficas Voluntárias (VGI – Volunteered Geographic Information) e também às técnicas de crowdsourcing, que é o processo de obtenção de dados mediante a solicitação de contribuições de um grande grupo de pessoas.

 

Sobre a análise de dados e a tomada de decisão, o pesquisador Nathaniel Tkacz, com PhD da Escola de Cultura e Comunicação da Universidade de Melbourne (Austrália), mostrou a evolução dos painéis indicadores de informações (Dashboards). Com base em sua experiência no Reino Unido e nos resultados de um estudo sobre a utilização desses painéis, o pesquisador afirmou que é imprescindível a compreensão dos dados para transformá-los em informação através dos painéis a fim de auxiliar na tomada de decisão.

 

Os estudos apresentados pelos pesquisadores mostraram que a utilização das informações geográficas voluntárias –  bem como a utilização e interpretação dos dados junto à modelagem científica – podem aprimorar a gestão de riscos de desastres e resiliência urbana.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …