Capa » Noticias » Cemaden realizará cerimônia de comemoração de 5 anos no próximo dia 1º de julho
crédito Giba/Ascom-MCTIC

Cemaden realizará cerimônia de comemoração de 5 anos no próximo dia 1º de julho

O evento ocorrerá no Parque Tecnológico, em São José dos Campos e contará com a presença do ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, além de autoridades institucionais e acadêmicas de diversas instituições do país.

Um breve balanço do histórico, perspectivas e desafios associados ao desenvolvimento de pesquisas, monitoramento e alertas de desastres naturais, são alguns pontos a serem apresentados na cerimônia de comemoração do aniversário de 5 anos do Centro Nacional de Monitoramento, Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),  no próximo dia 1º de julho,  a partir das 10 horas, no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP.

A cerimônia contará com a presença do ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ministério em que o Cemaden está vinculado.

Durante o evento, dois renomados cientistas serão homenageados: o pesquisador, climatologista e ex-diretor do Cemaden, Carlos Nobre, criador e principal executor do projeto científico de implantação do Centro, e o ex-ministro Antonio Raupp, atual diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, cujo apoio e parceria foi fundamental para a implantação da sede da instituição dentro do parque tecnológico.

A programação inclui visita à Sala de Situação do Cemaden, onde são desenvolvidas,  24 horas por dia, as atividades de monitoramento e emissão de alertas de riscos de desastres naturais para os 957 municípios de todo o território nacional, para os quais as áreas de risco de desastres encontram-se atualmente mapeadas e georeferenciadas.

Na cerimônia,  também,  será apresentado oficialmente o novo portal do Cemaden, que inclui informações institucionais atualizadas, a descrição dos projetos e programas que estão sendo desenvolvidos, o lançamento do boletim diário de previsão de risco geo-hidrológico, além de uma evolução do “mapa interativo” que permite a obtenção, de forma pública e gratuita, dos dados de precipitação derivados da rede de pluviômetros automáticos e radares, implantada nestes 5 anos pelo Cemaden.

O novo portal do Cemaden (www2.cemaden.gov.br) inclui, além das informações institucionais, os relatórios (de Monitoramento do Sistema Cantareira; das Secas no Semiárido e Impactos; de Previsão e Cenários dos Reservatórios de Geração Hidrelétrica; de Previsão Climática Sazonal), bem como os diversos projetos em desenvolvimento  pelo Cemaden  (Monitoramento para Prevenção de Deslizamentos; Gestão Integrada de Riscos (Gides); Pluviômetros nas Comunidades; Cemaden Educação, entre outros).

Criação e estrutura do Cemaden

Criado em 1º de julho de 2011, pelo Decreto Presidencial nº 7.513, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, adota uma estrutura técnico-científica especializada, desenvolvendo capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais. O objetivo principal da Instituição é realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que subsidiem salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos.

Os alertas de desastres são enviados para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério de Integração Nacional, que os retransmite para os órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil. Desde dezembro de 2011, o Cemaden já emitiu mais de 5,5 mil alertas de desastres naturais.

Para subsidiar sua missão, o Centro implementou uma rede observacional,  composta por cerca de 6 mil equipamentos técnico-científicos, parte dos quais ainda serão instalados em  municípios brasileiros considerados prioritários para o monitoramento realizado pelo Cemaden. Além da própria rede observacional, o Centro recebe dados, em tempo real, de diversas instituições parceiras de todo o território nacional.

Atualmente, o quadro de pessoal do Cemaden é formado por cerca de 220 servidores e colaboradores, de diferentes áreas do conhecimento, que atuam nas áreas de operação, de engenharia, de tecnologia da informação, de pesquisas, de administração e de articulação institucional.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Cemaden- Maria Rosário Orquiza – (12) 3205-0215 –  e-mail: assessoriadeimprensa@cemaden.gov.br)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …