Capa » Noticias » Cemaden promove discussões entre pesquisadores e gestores municipais sobre resiliência urbana e prevenção de desastres

Cemaden promove discussões entre pesquisadores e gestores municipais sobre resiliência urbana e prevenção de desastres

O workshop internacional será iniciado na próxima terça-feira (21) e  terá a  participação de pesquisadores nacionais e internacionais. O evento faz parte do Programa Fapesp e INCT- Mudanças Climáticas 2, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

 

A importância da perspectiva de prevenção de desastres na formulação de planos urbanos será debatida no workshop internacional  “Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes – MOVER”, que ocorrerá nos próximos dias 21,22 e 23 de agosto, em São José dos Campos (SP), no auditório do Centro de Formação do Educador (Cefe).

Na programação, o workshop MOVER conta com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, os quais farão abordagens e discussões sobre estratégias para a redução de desastres, na esfera nacional e local, visando a implementação de metas e ações, até o ano de 2030. O debate envolverá cerca de 150 participantes, compostos por pesquisadores e profissionais da área de gestão de desastres, gestores municipais, Defesas Civis estadual e municipal, universidades, instituições públicas e privadas.

Promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – o workshop faz parte do Programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC) e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. O evento está sob a supervisão da pesquisadora do Cemaden Andrea Young e do pesquisador José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden e também coordenador do Projeto INCT- Mudanças Climáticas-2.

“ Nas últimas décadas, eventos extremos e desastres socioambientais têm mobilizado cientistas e tomadores de decisão para a revisão de planos municipais e regionais.”, afirma a pesquisadora Andrea Young e complementa:  “As discussões visam a elaboração de políticas públicas voltadas à redução de riscos e de eventuais danos e impactos causados pelos desastres socioambientais.” A pesquisadora  explica que, mais recentemente, no contexto internacional, o governo brasileiro tem compromissos assumidos por acordos multilaterais. Diversas instituições nacionais (incluindo o Cemaden) tem colaborado para a implementação de ações na gestão e prevenção de desastres em áreas urbanas.

Workshop em São José dos Campos e palestra na UFABC em Santo André

Especialistas internacionais na área de gestão de desastres e resiliência urbana aceitaram o convite para proferir palestras no workshop MOVER, apresentando experiências de gestão e prevenção de desastres, com abordagens sobre resiliência urbana em seus países.  Participam do evento representantes de universidades dos Estados Unidos, Austrália, Irlanda e Chile.

“Reconhecendo que se trata de um esforço global, regional e local é essencial que se conheçam as possibilidades e alternativas para a ampliação da capacidade de resposta dos municípios do estado de São Paulo.”, afirma a pesquisadora do Cemaden, Andrea Young.

Parceiros nessa temática, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Cemaden promovem a palestra do professor Timothy Cadman, da Griffith University – Austrália, intitulada “Institutional integrity systems for governing climate change resilient urban communities” (Sistemas de integridade institucional para gestão de comunidades urbanas resilientes às mudanças climáticas), que será realizada no dia 24 de agosto na UFABC, Campus Santo André (SP), Bloco A, Auditório 110-0. A palestra visa elucidar aspectos da Convenção- Quadro das Nações Unidas (UNFCCC), para a compreensão do atual processo de governança do regime climático e dos diversos arranjos institucionais, apresentando as  propostas que  contribuem para a redução dos impactos da mudança climática.

O workshop MOVER contará com a participação de 40 profissionais especializados em gestão de risco de desastres, entre eles, representantes e autoridades de seis municípios brasileiros. Participam, também, pesquisadores do Cemaden e de universidades internacionais e nacionais, representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, além de mais de 100 inscritos interessados em participar dos debates.

Mais informações e inscrições estão disponibilizadas no site do evento pelo endereço : http://www2.cemaden.gov.br/workshop-mobilizacao-para-ordenacao-e-viabilizacao-de-espacos-urbanos-resilientes/

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …