Capa » Noticias » Cemaden participará de discussão científica na Alemanha sobre gestão de recursos hídricos em áreas urbanas

Cemaden participará de discussão científica na Alemanha sobre gestão de recursos hídricos em áreas urbanas

O hidrólogo e pesquisador do Cemaden, Márcio Moraes, é um dos treze cientistas brasileiros, selecionado, em nível nacional, para compor os grupos de discussões na reunião científica internacional, a ser realizada na Universidade de Duisburgo-Essen, Alemanha. O workshop – promovido pelas Academias de Ciências do Brasil e da Alemanha – ocorrerá na próxima semana, reunindo  cientistas brasileiros e alemães para debaterem problemas e desafios para a gestão de recursos hídricos em áreas urbanas.

 “Como queremos viver amanhã? – Perspectivas para o uso da água nas regiões urbanas” é o tema o workshop promovido pelas Academias de Ciências do Brasil e da Alemanha, que será realizado de 3 a 7 de outubro, na Universidade de Duisburgo-Essen, na Alemanha.

O evento reunirá grupos de jovens cientistas brasileiros e alemães para debaterem problemas e desafios para a gestão de recursos hídricos em áreas urbanas. Os resultados das discussões serão reunidos em um documento, que será encaminhado a gestores e formuladores de políticas públicas, agências de fomento e instituições científicas relevantes.

O hidrólogo e pesquisador, Márcio Augusto E. de Moraes, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi selecionado pela Academia de Ciências do Brasil (ABC) pelo seu trabalho de pesquisa desenvolvido sobre gestão de recursos hídricos nas áreas urbanas. Os demais cientistas brasileiros – que também participarão da reunião científica – são oriundos de universidades federais e/ou estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas.

“Discutir as questões de gestão de águas urbanas é fundamental, principalmente, diante do crescimento e transformação da infraestrutura das cidades.”, afirma o pesquisador do Cemaden e complementa:  “A pesquisa é a ferramenta que fornece subsídios para indicar a gestão ideal do presente para garantir a qualidade do ambiente habitável do futuro.”

Em maio de 2014, a Academia Brasileira de Ciências (ABC),  em parceria com a Academia de Ciências da Alemanha, já havia reunido 27 jovens pesquisadores para discutir a gestão sustentável de recursos hídricos do Brasil. Esse novo encontro de cientistas, na próxima semana, é um desmembramento dessa reunião de 2014, para fortalecer a cooperação entre os dois países. A iniciativa do evento visa ampliar a consciência e o apoio para pesquisas voltadas ao aprimoramento da gestão de recursos hídricos em áreas urbanas.

 (Fonte: Ascom-Cemaden e Ascom-ABC)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …