Capa » Noticias » Cemaden participa do V Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres

Cemaden participa do V Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres

Destinado a profissionais que atuam com o gerenciamento de riscos de desastres naturais, o seminário foi organizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e  contou com palestra do Cemaden.

Durante o V Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres, realizado em Vitória (ES), nesta quarta-feira (10), diversas instituições do Estado do Espírito Santo reuniram-se para apresentar as ações da União, do Estado e de Municípios voltados para o enfrentamento de desastres naturais que impactam os diversos municípios do Estado do Espírito Santo. Neste contexto, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – apresentou as ações desenvolvidas para a gestão de riscos de desastres naturais, em especial para a atuação em proteção e defesa civil.

A diretora substituta e coordenadora das Relações Institucionais do Cemaden, Regina Alvalá, apresentou o status da rede observacional implementada no Estado do Espírito Santo. Também, informou sobre as pesquisas em desenvolvimento para avanços no monitoramento e alertas de desastres, bem como dos projetos e o programa do Cemaden, focando o Monitoramento dos Impactos da Seca. Este último projeto foi desenvolvido para atender o Decreto Presidencial No 8.472, de junho de 2015, integrando, também, a avaliação de municípios da parte norte do Estado do Espírito Santo.

“A participação do Cemaden no seminário possibilitou não somente apresentar as ações voltadas para a proteção e defesa civil, mas também para troca de informações com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com quem o Cemaden mantém acordo de cooperação técnica”, ressaltou Regina Alvalá.

A programação do evento incluiu, ainda, a entrega da Medalha General Castro;  as ações de capacitação da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); o projeto desenvolvido em municípios por escolas de ensino fundamental e a  operação do serviço de plantão na CEPDEC. Também foram mostradas as ações de apoio ao enfrentamento da estiagem pelo governo do Estado, além das ações direcionadas ao desastre de estiagem no município de Marilândia,  pelas Coordenadorias Municipal e Regional de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC e REPDEC, respectivamente).

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …