Capa » Noticias » Cemaden participa de workshop internacional sobre monitoramento da seca na América do Sul

Cemaden participa de workshop internacional sobre monitoramento da seca na América do Sul

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – participou do Workshop sobre o Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento, Alerta e Mitigação da Seca para a América do Sul (Workshop on Developing a Drought Monitoring, Early Warning and Mitigation System for South America), realizado, neste mês, na Argentina. O objetivo do evento foi reunir representantes e especialistas de vários países dos três continentes americanos para tratar – de forma multidisciplinar e integrada – a problemática da seca no continente, com o intuito de melhorar o diagnóstico e prognóstico deste tipo de desastre natural.

O evento foi organizado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), pela Organização Meteorológica Mundial (WMO) e pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) e ocorreu na sede do SMN, em Buenos Aires,  na segunda semana de agosto (de 08 a 10). Discutiu-se a necessidade de implementação de um sistema que aborde o monitoramento, a previsão e a mitigação de secas na América do Sul, utilizando como base algumas experiências exitosas já desenvolvidas na região.

Os participantes de diversos países sul-americanos puderam se inteirar do  panorama global da gestão integrada de secas e serviços climáticos, da perspectiva regional do desenvolvimento de um sistema de informação sobre secas para a América do Sul , bem como das perspectivas nacionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Entre outros temas abordados, experiências associadas ao monitoramento de secas foram apresentados pelos Estados Unidos, Brasil e México.

Foram promovidas reuniões de trabalho entre pesquisadores e representantes de diversos setores das três Américas para realizar um balanço dos problemas decorrentes das secas em cada um dos países participantes. Também, abordou-se  sobre os recursos existentes na região em termos de monitoramento e alerta, bem como de resposta e mitigação às secas.

Os representantes do Cemaden na reunião foram a diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá e o coordenador-geral de Operações e Modelagens, Marcelo Seluchi.

“A participação no evento permitiu a interação com renomados especialistas de diversas instituições e países, o que ofereceu uma visão geral sobre os sistemas de informações e o monitoramento regional de secas na América do Norte, bem como a visão ampla de como os países da América do Norte e do Sul devem se organizar para tratar desta temática em cada nação.”, afirma a pesquisadora Regina Alvalá. “Pudemos conhecer as experiências associadas com diferentes setores – como agricultura, pecuária, abastecimento de águas, energia – cujos impactos sociais, econômicos e ambientais são distintos em cada país.”, complementa Alvalá.

Atualmente, o Cemaden desenvolve pesquisas e sistemas para o monitoramento e avaliação de impactos no Semiárido do Brasil, região que vem sendo impactada pela seca desde 2011. Também, estabeleceu um sistema de monitoramento para o Sistema Cantareira ( principal sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo), além de monitorar e prever as vazões afluentes aos reservatórios dos aproveitamentos hidrelétricos (UHE) de Três Marias, Furnas, Emborcação, e mais recentemente, a UHE Serra da Mesa na região Centro-Oeste.

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …