Capa » Noticias » Cemaden participa de evento científico e cultural na Unifesp

Cemaden participa de evento científico e cultural na Unifesp

Mostrar a dinâmica dos trabalhos inter e multidisciplinares do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – envolvendo profissionais de diversas áreas de conhecimentos, tanto nos trabalhos científicos (Pesquisa) como no  monitoramento das áreas de risco de desastres (Operação) – foi o destaque dado na palestra do pesquisador  e meteorologista Giovanni Dolif, durante a Semana Científica e Cultural da Universidade Federal de São Paulo, no Campus de Diadema.

O pesquisador do Cemaden abordou  a relação das atividades de profissionais das áreas de geodinâmica, meteorologia, hidrologia e de especialistas de diversas áreas no tema desastres naturais, bem como o trabalho integrado entre os setores de Pesquisa e de Operação do Cemaden. Destacou-se, também, o trabalho do Cemaden junto às escolas, na área da educação ambiental e de prevenção de risco de desastres.

“Essa integração de diferentes áreas de conhecimentos para o monitoramento e pesquisa das áreas de risco de desastres (como deslizamentos, inundações, enxurradas e impactos da seca) diferencia o Cemaden na inovação nacional para a prevenção de ricos de desastres naturais”, afirma o pesquisador Giovanni Dolif. Foram apresentadas as áreas de atuação do Cemaden, como as linhas de Pesquisa, Rede Observacional e processos de emissão de alertas.

A palestra intitulada “Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais no Brasil” foi apresentada pelo pesquisador do Cemaden durante a Semana Científica e Cultural da Unifesp Diadema (SCCUD), realizada na última semana de agosto passado.

O evento ocorre desde 2009, com o objetivo de ampliar e intercambiar o conhecimento ligado à pesquisa avançada, ao ensino e tecnologia, bem como a temas socioculturais. São realizadas atividades como mesas-redondas, palestras, oficinas, mostras, entre outras. Essa semana tem a participação da comunidade acadêmica de diversas áreas de Ciências, além de outras  diversas áreas de conhecimento.

Entre os objetivos do evento, estão o de congregar profissionais da Unifesp aos de outras instituições do País, além de promover o desenvolvimento de habilidades técnicas e conceituais em diferentes áreas de atuação.

“Universidades como a Unifesp formam  recursos humanos em diferentes áreas de conhecimento. Mostrar uma importante aplicação dessas áreas e como elas podem trabalhar juntas é uma significativa contribuição para as Ciências e para a sociedade.”, afirma o pesquisador Giovanni Dolif.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …