Capa » Noticias » Cemaden participa de encontro internacional latino-americano em Foz do Iguaçu para discutir gestão de recursos hídricos

Cemaden participa de encontro internacional latino-americano em Foz do Iguaçu para discutir gestão de recursos hídricos

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – participou do encontro internacional latino-americano, realizado no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo pesquisadores e profissionais de instituições públicas e privadas, que trabalham com monitoramento hídrico e gerenciamento operacional de barragens.

O encontro, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, foi organizado pela Itaipu Binacional e pelo instituto de pesquisa Deltares (Países Baixos), desenvolvedora da plataforma aberta Delft-FEWS – que integra modelos e reúne dados hidrológicos e meteorológicos em tempo real. O objetivo foi realizar o intercâmbio técnico-científico sobre previsões e modelagens de bacias hidrográficas, inundações, secas e gestão hídrica, desenvolvidos por instituições do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e outros países da América do Sul.

O pesquisador do Cemaden, Márcio Moraes, representando o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, fez a apresentação de pesquisas relacionadas ao sistema de previsão hidrológica e as linhas de pesquisa da instituição.

Além do Cemaden, participaram do encontro representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Usina Hidrelétrica de Salto Grande (UHE Salto Grande), Usina Hidrelétrica de Yacyreta (UHE Yacyreta), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e da  Comisión Administradora del Río Uruguay (Caru/UY).

O evento debateu questões centrais da hidrologia operacional entre especialistas na área, como, por exemplo, a escolha de modelos de previsão de vazão e a assimilação de dados coletados, além dos desafios a serem enfrentados no próximo ano.

Fonte: Ascom/Cemaden e Jornal de Itaipu

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …