Capa » Noticias » Cemaden participa da renovação do acordo entre Brasil e Reino Unido para estudos sobre clima e prevenção de desastres naturais

Cemaden participa da renovação do acordo entre Brasil e Reino Unido para estudos sobre clima e prevenção de desastres naturais

Com a presença do ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, participou da cerimônia de assinatura da renovação do Acordo de Cooperação entre Brasil e Reino Unido para compartilhamento de dados sobre clima e prevenção de desastres naturais. O evento ocorreu em Brasília (DF), no último dia 14 de outubro.

O acordo de cooperação integra o projeto Climate Science for Service Partnership Brazil (CSSP), lançado em 2016, que  prevê a execução de projetos conjuntos entre três unidades de pesquisa do MCTI  –  do Cemaden;   do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) –   e  o UK Met Office, instituto do Reino Unido voltado à observação do tempo, clima e meio ambiente.

Durante a cerimônia de assinatura de renovação do acordo de cooperação, o ministro Marcos Pontes ressaltou que a parceria entre Brasil e Reino Unido é importante não somente para os países envolvidos, mas para todo o mundo. “O que a gente faz aqui, por meio desse acordo, pode afetar 7 bilhões de pessoas. Nós só temos esse planeta e precisamos preservá-lo.”

Projeto Climate Science for Service Partnership Brazil (CSSP)

O projeto CSSP Brazil tem três eixos de atuação: modelagem do ciclo de carbono para informar a política de mitigação; desenvolvimento de modelos climáticos; e impactos climáticos e redução do risco de desastres. O CSSP faz parte dos projetos do Fundo Newton do Reino Unido e busca promover o desenvolvimento econômico por meio de parcerias científicas e inovação.

Os objetivos gerais do acordo de cooperação são: aprimorar o entendimento das mudanças climáticas recentes e do papel do Brasil nas atividades de mitigação e créditos de carbono; a capacidade de sustentação da modelagem climática no Brasil; e as projeções de extremos e impactos futuros, desde escalas sazonais até centenárias, para informar a tomada de decisões e contribuir para a redução do risco de desastres no Brasil.

Desde 2016, várias reuniões e intercâmbios ocorreram entre os pesquisadores do Cemaden e pesquisadores britânicos do Met Office, entre elas, em janeiro de 2018,  no Reino Unido,  para  análises dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas e as projeções de riscos de inundações e de seca no Brasil; no workshop anual, em junho 2018, sobre desastres naturais associados às mudanças climáticas e a reunião de dezembro de 2019, para discutir sobre modelagem  de impactos e de aplicação em culturas agrícolas, abordando estimativas do risco de seca na produtividade de culturas.

As definições do acordo entre Brasil e Reino Unido foram feitas em 2015, quando ocorreu  a reunião em São José dos Campos (SP), no Auditório do Inpe, durante os dias 28, 29 e 30 de outubro, reunindo todas as instituições envolvidas e representantes do MCTI, junto aos pesquisadores e autoridades britânicas.

O Climate Science for Service Partnership conta, por parte do Reino Unido, com financiamento da ordem de 4 milhões de libras. Do lado brasileiro, os três institutos têm aportado recursos para executar suas atividades, além do auxílio de R$ 500 mil concedido pela Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (Assin) do MCTI.

Fonte: Ascom Cemaden com Ascom-MCTI

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …