Capa » Noticias » Cemaden participa da exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Cemaden participa da exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no período de 21 a 27 de outubro, o Cemaden organizou a participação da Avenida da Ciência, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília – promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – com o estande de exposição, a programação de palestras e oficinas relacionadas ao monitoramento e à prevenção de risco de desastres.

No segundo dia de exposição (22) o ministro Marcos Pontes visitou o estande do Cemaden e foi recepcionado pela diretora substituta, Regina Alvalá,  e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden,  e, também, pela equipe expositora do estande do Cemaden. Na sexta-feira (25), o secretário-executivo do MCTIC,  Júlio Francisco Semeghini, fez a visita ao estande de exposição e conversou com a equipe do Cemaden.

Também, na sexta (25), o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CENAD), Armin Braun, do Ministério do Desenvolvimento Regional, esteve no estande de exposição do Cemaden, após sua palestra sobre Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, dentro da programação da SNCT-2019, em Brasília,  a convite do  Cemaden.

Conforme levantamento feito pelo MCTIC, até sexta-feira (25),  cerca de 12 mil alunos e professores de 270 escolas públicas já haviam visitado a feira. Como o evento continuou no último sábado e domingo, a expectativa é que superaria a meta de 100 mil visitantes.

 

Visita do Cemaden ao Cenad em Brasília

Na última segunda-feira (28), a analista de ciência e tecnologia, Selma Santos, da Coordenação de Relações Institucionais;  a tecnologista Marina Tanaka, da Sala de Situação e equipe do Cemaden fizeram uma visita institucional à sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). O pesquisador e meteorologista Tiago Schnorr, da Coordenação de Monitoramento e Alerta do CENAD recepcionou a equipe do Cemaden e apresentou os diversos setores técnicos da instituição.

O Cemaden/MCTIC tem parceria  com  o CENAD/MDR  : o Protocolo de Ação entre CENAD e Cemaden regulamenta que todo alerta de risco de desastres naturais emitido pelo Cemaden deve ser enviado ao CENAD, para se constituir em subsídio fundamental na tomada de ações preventivas de proteção civil, entre outros aspectos legais. O CENAD, por sua vez,  repassa esses alertas emitidos pelo Cemaden para os órgãos de Defesa Civil Estadual e Municipal, para a prevenção de riscos de desastres geo-hidrológicos ( deslizamentos, inundações, enxurradas).

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Fotos: SNCT-2019 – Cemaden em Brasília

 

 

 

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …