Capa » Noticias » Cemaden lança hoje a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

Cemaden lança hoje a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

Em tempos de pandemia da Covid-19, o Programa Cemaden Educação lança a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 com o sugestivo tema  “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?” A participação será virtual, usando recursos tecnológicos de comunicação, abordando temas desde a pandemia até mudanças climáticas.

A 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é coordenada pelo Programa Cemaden Educação e teve seu lançamento oficial hoje (1º julho), com o objetivo de mobilizar Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia para a prevenção de desastres.

Com o tema “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?”, neste ano, a novidade da campanha é a inclusão do Programa de Saúde Família e Vigilância Epidemiológica, devido ao desastre biológico do coronavírus.

Nesta campanha, o Cemaden e parceiros de âmbito nacional incentivam a criação de campanhas locais com foco nas comunidades escolares. “Com a ajuda da educação, ciência e informação, essas parcerias irão ajudar a proteger e cuidar das comunidades. É uma campanha de campanhas”, enfatiza a pesquisadora Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação.

A campanha #AprenderParaPrevenir 2020 visa contribuir para a difusão da cultura de percepção dos riscos de desastres e vulnerabilidades de cada localidade do Brasil.  Desastres, desastres, desastres… enquanto sofremos com a pandemia, estão acontecendo inundações, deslizamentos de terra, epidemias de dengue e secas severas pelo País. Os desastres são múltiplos e podem ocorrer simultaneamente”,  afirma Regina Alvalá, coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden.

 Como participar da Campanha #AprenderParaPrevenir 2020

A campanha traz novidades:  a abrangência da abordagem do tema desde a pandemia até as mudanças climáticas e o incentivo aos participantes a produzirem material de campanha sobre o assunto para a comunidade em que estão inseridos.

Os participantes realizarão as campanhas à distância, usando recursos tecnológicos e de comunicação como sites, blogs, redes sociais, entre outras. Podem utilizar diferentes linguagens (palestras, apresentações, animações, jogos, entre outras). O resultado da campanhas deve ser relatado em vídeo com até três minutos e inscritos no site campanha #AprenderParaPrevenir 2020. As campanhas em conformidade com as orientações do Guia serão divulgadas e receberão certificados.

Campanhas selecionadas concorrerão a premiação realizada de duas formas: por votação popular e por um júri técnico. Os prêmios são kits de materiais educacionais sobre redução de riscos de desastres, equipamentos meteorológicos e troféus.

O período de inscrições das produções das campanhas para a 5ª edição da #AprenderParaPrevenir será entre 1º de julho e 31 de outubro.  A ação acontece em referência à data Internacional da Redução de Desastres Naturais da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro. Esta edição tem o apoio da American Geophysical Union, que por ocasião de seu centenário em 2018, fomentou projetos do mundo todo, entre eles o Programa Cemaden Educação.

Mais Informações e inscrição :

Site: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020

Período das inscrições: 1º de julho a 31 de outubro de 2020.

Email: campanha.cemaden@gmail.com

Facebook/ Instagram/Twitter: Cemaden Educação

(Fonte: Ascom/Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …