Capa » Noticias » Cemaden lança edital de licitação para contração de serviço de SMS

Cemaden lança edital de licitação para contração de serviço de SMS

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  localizado no Parque Tecnológico da cidade de São José dos Campos (SP), lançou edital de licitação na modalidade pregão eletrônico para contratação de empresa especializada, com a finalidade de implantação de solução de envio de SMS (Short Message Service).

O objeto do edital é a escolha da proposta mais vantajosa para a contratação de empresa especializada para implantação de solução de envio de SMS (Short Message Service), compreendendo gerenciamento e transmissão de mensagens de texto para telefones celulares, a ser executado de forma contínua, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

A publicação consta no Diário Oficial da União, que circula nesta terça-feira (02.05.2017).

Sobre o edital e envio de propostas

O Edital poderá ser retirado no Cemaden, a partir do dia 02/05/2017 de 09h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00, no seguinte endereço: Estrada Dr Altino Bondesan, 500, Distrito de Eugênio de Melo – em São José dos Campos (SP) ou no pelo endereço eletrônico : www.comprasgovernamentais.gov.br.

O envio das propostas deverá ser feito a partir de 02.05.2017 às 09h00 no site www.comprasgovernamentais.gov.br

A data de abertura das propostas ocorrerá no dia 15.05.2017 às 09h00 no site www.comprasgovernamentais.gov.br

Mais informações: (12) 3205-0233 ou licitacao@cemaden.gov.br.

SMS  e os alertas

Durante o I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas,  ocorrido entre os dias 4 e 6 de abril,  o Cemaden lançou a proposta do sistema de disseminação dos alertas por meio do Short Message Service (SMS), conhecido por mensagens de texto por telefones celulares.

A emissão de alertas de risco de desastres naturais é feito pelo Cemaden e encaminhado ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o qual encaminha às Defesas Civis estaduais e municipais.

Além da emissão do alerta de risco de desastres naturais pelo sistema atual, serão emitidos avisos pelo sistema SMS às Defesas Civis dos municípios alertados, informando sobre os alertas encaminhados ao Cenad.

Os alertas de riscos de desastres naturais emitidos pelo Cemaden constituem o subsídio fundamental na tomada de ações preventivas de proteção civil.

Atualmente, o Cemaden monitora 958 municípios em todo o território nacional, considerados prioritários no monitoramento de risco de desastres naturais. Desde dezembro de 2011, quando foi implantada a Sala de Situação do Cemaden, já foram emitidos um total de quase 7 mil alertas de desastres naturais. O monitoramento é feito 24 horas nos 7 dias da semana, revezado por equipes de profissionais das áreas de hidrologia, meteorologia, geodinâmica e de desastres naturais do Cemaden.

Confira também

Cemaden anuncia Bolsa do CNPq para área de Hidrologia e modelagem computacional

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa …