Capa » Projetos » Projetos Participativos » Cemaden Educação » Cemaden lança campanha nas escolas no mês de reflexão sobre prevenção de riscos de desastres naturais
cemaden-campanha-aprenderparaprevinir

Cemaden lança campanha nas escolas no mês de reflexão sobre prevenção de riscos de desastres naturais

13 de outubro foi estabelecido pela ONU como o Dia Internacional da Redução de Desastres. No mês de outubro, período de reflexão sobre o tema, o Projeto Cemaden Educação lança a campanha #AprenderParaPrevenir convidando as escolas de todo o país a mostrarem suas práticas, ações e ideias sobre prevenção e redução de riscos e desastres.

A campanha #AprenderParaPrevenir foi lançada pelo Projeto Cemaden Educação e visa promover espaços de diálogo para a mobilização das comunidades escolares em torno do tema  “Educação em prevenção de riscos de desastres socioambientais”. Esta é uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.

As escolas de todo o território nacional estão sendo convidadas, nesta campanha, a compartilhar suas práticas e ações desenvolvidas, relatar os resultados obtidos ou mesmo criar uma nova proposta ligada à temática, de acordo com o guia de orientações da campanha (http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir. O envio dos trabalhos deverá ser feito nesse hotsite por meio de fotos, vídeos e relatos até 18 de novembro. As escolas participantes receberão certificado e concorrem ao sorteio de um pluviômetro semiautomático.

 “A campanha relâmpago #AprenderParaPrevenir é quase um pretexto pedagógico para que as escolas, em especial as localizadas em municípios monitorados pelo Cemaden, abordem o tema de educação em prevenção e redução de riscos de desastres”, afirma a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber. “Esta pode também ser uma boa oportunidade para as Defesas Civis estaduais e municipais atuarem junto às escolas, somando esforços na construção e fortalecimento de escolas e comunidades sustentáveis e resilientes”, acrescenta a pesquisadora.

A campanha foi apresentada, no último dia 7 de outubro, durante a videoconferência com transmissão aberta e ao vivo no site da Rede do Saber (SEE-SP) http://www.rededosaber.sp.gov.br, com palestras de representantes das três instituições proponentes.

#AprenderParaPrevenir se estenderá até 18 de novembro. Todas as informações estão disponíveis em: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir .

Confira também

Escola em Mauá receberá pluviômetro do Projeto Cemaden Educação

No próximo dia 24 de agosto, a equipe do Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional …